terça-feira, 18 de setembro de 2012

Atribuição do galardão Carta Europeia de Turismo Sustentável é momento especial para os Açores


A atribuição do galardão Carta Europeia de Turismo Sustentável ao território designado por “Terras do Priolo” constitui um momento especial para os Açores e, em particular, para os concelhos da Povoação e do Nordeste, na ilha de São Miguel.

A opinião é do Diretor Regional do Ambiente, João Bettencourt, e foi expressa hoje, no Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, na apresentação oficial da Carta Europeia de Turismo Sustentável.

Para aquele responsável, a atribuição deste prestigiado galardão à Zona de Proteção Especial do Pico da Vara e Ribeira do Guilherme, nos concelhos da Povoação e do Nordeste, em São Miguel, coloca aqueles dois concelhos num restrito grupo europeu de “reconhecido mérito ambiental e turístico”.

Denominada ´Terras do Priolo’, esta zona é o único local do mundo onde vive o priolo, uma pequena ave, em risco de extinção, cujo estatuto de conservação tem vindo a ser melhorado na sequência de várias intervenções para recuperar o seu habitat natural.

De acordo com João Bettencourt, o Governo dos Açores espera que esta seja “mais uma iniciativa potenciadora de um desenvolvimento económico e social”, não só nos concelhos de Povoação e de Nordeste, mas que se traduza também em mais-valias para a totalidade do território insular.

Segundo indicou, os próximos passos consistirão na “implementação do plano de ação desenvolvido no âmbito da candidatura”, sendo que estas ações serão promovidas “por todos os parceiros, incluindo algumas empresas e associações externas”.

“Este plano pretende ser inclusivo e dinâmico, daí que estará sempre aberto à participação de outras entidades e empresas interessadas em contribuir para o desenvolvimento de um turismo sustentável nas Terras do Priolo”, adiantou o Diretor Regional do Ambiente.

Conforme referiu, este plano estará “em contínua evolução que será avaliado anualmente e revisto pormenorizadamente em 2017, data em que se deverá realizar a recandidatura ao galardão”.

Na opinião de João Bettencourt, o sucesso deste plano e da Carta Europeia de Turismo Sustentável poderá ser “um passo decisivo na valorização e conservação do imenso património natural e cultural das Terras do Priolo, para além de se expectarem consideráveis benefícios económicos”.

Considerou também que a Carta Europeia de Turismo Sustentável tem vindo a revelar-se “um instrumento muito útil na dinamização do desenvolvimento local e na mobilização dos agentes institucionais e económicos”.

João Bettencourt sublinhou ainda que “o facto de um dado território organizar a sua oferta turística e se integrar numa rede de espaços protegidos de toda a Europa que perseguem os mesmo objetivos de qualidade e sustentabilidade, tem permitido perceber um crescente interesse por parte dos operadores turísticos especializados na oferta de Turismo de Natureza e Ecoturismo e, desse modo, aumentar a perspetiva futura de negócio com mercados europeus especializados”.



GaCS

Sem comentários: