terça-feira, 18 de setembro de 2012

Taxa de cobertura da Região de centros de atividades de tempos livres é motivo de orgulho


A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social considerou hoje ser motivo de “orgulho” a taxa de cobertura da Região, ao nível de centros de atividades de tempos livres, que se situa nos 39%, ou seja, quase o dobro da taxa média de cobertura recomendado pelas organizações europeias que é de 20%.

Neste contexto, realçou que o concelho de Vila Franca do Campo tem uma taxa de cobertura de 60%, isto é o triplo da taxa desejável.

“Nós não vamos deixar que destruam o Estado Social que temos vindo a construir e a erguer nesta Região”, assegurou a governante regional, acrescentando que “o Governo dos Açores vai continuar a investir nas famílias”.

Ana Paula Marques falava durante a inauguração de um centro de atividades de tempos livres, na freguesia de Água d’Alto, no concelho de Vila Franca do Campo, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo, onde esteve presente em representação do Presidente do Governo.

Falando ainda sobre os centros de atividades de tempos livres, a governante regional afirmou que, entre 1996 e 2012, o número de crianças passou de 1.155 para perto de 5 mil. Uma resposta considerada por Ana Paula Marques de “excelente e importante para as famílias”, uma vez que permite a conciliação entre a vida familiar e profissional.

Apesar do forte investimento do Governo dos Açores nesta área, a Secretária Regional disse saber que ainda se verifica a necessidade de criar algumas estruturas neste concelho, designadamente a criação de uma creche e de uma valência de apoio a idosos, em Ponta Garça, no concelho de Vila Franca, cuja elaboração do projeto de arquitetura já foi financiada pelo executivo açoriano.

“É um investimento fundamental porque Ponta Garça tem um número considerável de crianças. O projeto encontra-se pronto, infelizmente não foi possível desencadear os mecanismos para a abertura do concurso público, mas estou convencida que esta será uma das obras que o próximo governo decidirá”, afirmou.

A Secretária Regional aproveitou também a ocasião para destacar que as obras sociais realizadas na Região foram feitas de acordo com as necessidades diagnosticadas, privilegiando a proximidade. Neste sentido, recordou a elaboração da Carta Social dos Açores, um instrumento de planificação de investimentos nesta área.

O novo equipamento, hoje inaugurado, tem capacidade para acolher 50 crianças, e conta com um investimento orçado em cerca de 300 mil euros. Esta resposta social junta-se agora aos 17 que a Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo gere, os quais permitem apoiar mais de 800 pessoas e asseguram 104 postos de trabalho.

Com este centro de atividades de tempos livres, Ana Paula Marques acredita que “a freguesia de Água d`Alto está mais capacitada para responder às necessidades das crianças e suas famílias, passando a ter um conjunto diversificado de atividades para ocupação saudável dos tempos livres, consolidando a sua formação para além do espaço escolar, e fomentando uma perspetiva de vida mais responsável, inclusiva e aprazível”.

A governante regional elogiou ainda o empenho e o trabalho desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo em prol da comunidade vilafranquense.



GaCS

Sem comentários: