segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Governo destaca capacidade de operacionalidade da nova grua do Porto de Ponta Delgada


A Secretária Regional da Economia, Luísa Schanderl, afirmou hoje que a nova grua do porto de Ponta Delgada é um passo importante para aumentar a eficiência da operacionalidade daquele cais.

Em declarações aos jornalistas, depois de uma visita ao novo equipamento, a governante salientou que a nova grua vai permitir aumentar o número de operações por hora, “contribuindo para reduzir o tempo de estadia dos navios de carga naquele porto”.

O equipamento, que já está em funcionamento, vem substituir outro mais antigo, que já tinha mais de trinta anos e acarretava custos de manutenção muito elevados, pondo em causa a segurança das operações portuárias, explicou a Secretária Regional da Economia.

Segundo disse, este é um investimento da Portos dos Açores, S.A., sujeito a financiamento do programa PROCONVERGÊNCIA.

Luísa Schanderl revelou, na ocasião, que esta grua de última geração, preparada para carga e descarga de contentores, está também instalada na Terceira, realçando a sua “capacidade de transportar 100 a 200 toneladas, consoante a distância, possibilitando aumentar a movimentação vertical da carga em operação”.

Na Região, em 1996, a movimentação de cargas e descargas era de 1,7 milhões de toneladas, um número inferior ao que se registou no ano passado, em que “a movimentação de carga atingiu os 3 milhões de toneladas”, frisou a responsável.

A Secretária Regional da Economia sustentou que, com a instalação desta nova tecnologia, que funciona de forma autónoma, não se prevê a redução de pessoal, mas sim a melhoria da operacionalidade no processo de cargas e descargas naquele porto.

Luísa Schanderl divulgou ainda que, para além desta grua, o porto de Ponta Delgada está também munido de um novo equipamento que permite controlar e reduzir a nuvem de poeira durante as descargas de cereais.

Segundo a governante, os portos dos Açores “apresentam condições de operacionalidade muito melhores, com capacidade para realizar operações mais rápidas e seguras”.


Anexos:
2012.09.03-SRE-VisitaPortoPontaDelgada.mp3


GaCS

Sem comentários: