quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Governo dos Açores cria 590 vagas em creche nesta legislatura


O executivo açoriano vai investir 600 mil euros na requalificação da creche do Centro Social e Paroquial de São Pedro, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, anunciou hoje a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques, durante uma visita ao edifício.

Com esta intervenção, o executivo açoriano pretende aumentar a capacidade total das valências de creche e jardim de infância, passando dos atuais 71, para 87.

O espaço, que será alvo de melhorias, terá, entre outros, copa de leite, zonas de confeção, de arrumos e de recreio, elevador, lavatórios e instalações sanitárias, algumas das quais destinadas às pessoas com mobilidade reduzida.

Para a governante regional trata-se de “uma medida fundamental” que “dará maior conforto e segurança às crianças desta comunidade de São Pedro”.

Ana Paula Marques aproveitou ainda a ocasião para revelar que, em 2012, foram abertas 240 novas vagas em valência de creches em São Miguel, designadamente a das Capelas, Arrifes, Associação São João de Deus, kairós e do Patronato, estando em fase de construção mais duas creches nesta ilha, representando mais 125 vagas.

Segundo acrescentou, nesta legislatura, na ilha Terceira foram abertas as creches da Terra Chã e de Santa Rita, estando em fase de construção a creche dos Flamengos, no Faial, e previsto o alargamento da creche do Corvo, a reinstalação dos serviços de creche da Casa do Povo das Lajes das Flores e a creche de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, totalizando 590 vagas, colocando assim os Açores dentro da taxa média desejável de cobertura, que se situa nos 33%.

Numa altura em que as famílias vivem momentos difíceis, a Secretária Regional assegurou que “o Governo dos Açores vai continuar a apoiar aqueles que mais precisam”.

“As famílias são e sempre foram uma prioridade”, realçou Ana Paula Marques, acrescentando que “as atuais medidas anunciadas pelo Governo da República são penalizadoras para o seu bem-estar”.

A governante regional elogiou ainda o empenho e o trabalho desenvolvido pela direção do Centro Social e Paroquial de São Pedro, em Ponta Delgada, em prol da comunidade.




GaCS

Sem comentários: