quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Governo efetuou pagamentos do resgate leiteiro da campanha 2011/2012


O Governo dos Açores concluiu a primeira fase de pagamentos referentes ao Resgate Leiteiro levado a cabo na Região na campanha leiteira 2011/2012.

O Resgate Leiteiro é apenas uma das medidas que têm sido usadas pelo Governo dos Açores para a reestruturação do setor leiteiro, para além da melhoria genética dos animais, a formação profissional dos empresários agrícolas, as operações de emparcelamento e as reformas antecipadas articuladas com a instalação de jovens agricultores que têm permitido o aumento da competitividade das explorações agrícolas.

Os indicadores revelam que, nos últimos anos, o setor leiteiro dos Açores cresceu mais de 47 por cento na produção, apesar de terem diminuído os seus ativos, melhorou muito na qualidade do leite produzido e as explorações aumentaram a sua área o que leva a que produção regional esteja melhor preparada para o anunciado desmantelamento do sistema de quotas leiteiras na União Europeia.

A exemplo do ocorrido em anos anteriores, esta ação de reestruturação do setor leiteiro açoriano, foi levada a cabo em estreita articulação com as Associações Agrícolas Regionais e a Federação Agrícola dos Açores.



GaCS

Sem comentários: