quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cooperação com operadores turísticos nacionais é essencial para atenuar austeridade imposta pelo Governo da República


A Secretária Regional da Economia considerou hoje que “será necessária uma grande conjugação de trabalho e espírito de cooperação entre o turismo dos Açores e os operadores nacionais de forma “a encontrar as melhores estratégias para fazer face às dificuldades que são esperadas durante o próximo ano em virtude das medidas de austeridade que foram recentemente anunciadas pelo Governo da República”.

Luisa Schanderl, que falava na apresentação da nova brochura institucional do destino Açores, que decorreu em Lisboa, recordou que o mercado nacional “tem vindo já a sofrer uma quebra com os cortes que têm sido implementados, pelo que é de esperar que durante o próximo ano essa tendência de queda acabe por se acentuar já que é expectável que as viagens de férias sejam sacrificadas por todos aqueles que estão a perder os seus rendimentos”.

O “trabalho de todos é por isso essencial e o Governo dos Açores conta com os operadores nacionais para, em conjunto, encontrarmos as melhores respostas que possam de alguma forma atenuar essa queda”.

Aos operadores que estiveram presentes na divulgação da nova brochura, Luisa Schanderl lembrou que os Açores “têm vindo a realizar um trabalho de reorientação do seu turismo, passando de uma estratégia que assentava mais na parte de contemplação da Natureza para uma estratégia promocional que passa muito pelas atividades e pelas experiências que a Região pode oferecer aos turistas”. Aliás, acrescentou, “os próprios hábitos dos turistas têm vindo a ser alterados, sendo que a maioria procura hoje, precisamente, experiências”.

A Secretária Regional da Economia aponta, também, os mercados internacionais como uma prioridade. “Estamos a desenvolver um programa 65+ nos Estados Unidos e no Canadá, conseguimos recuperar a operação da Finlândia para o próximo ano, o mercado bela vai ter um reforço significativo das ligações aéreas aos Açores e vamos continuar a apostar em diversos momentos de promoção, como é o caso da participação em feiras e no lançamento de diversas campanhas, quer no mercado nacional, quer no mercado internacional”.

A nova brochura institucional do turismo dos Açores foi elaborada pelas empresas HDG e VerAçor, tendo sido hoje apresentada a edição em português. “Estão também previstas edições noutras línguas, principalmente as que correspondem aos mercados onde estamos presentes, como é o caso do inglês, alemão e espanhol, entre outras”, referiu a governante.



Anexos:
2012.09.12-SRE-BrochuraTuristica.mp3


GaCS

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