sábado, 8 de setembro de 2012

Governo enaltece importância dos enfermeiros nos Açores


O Secretário Regional da Saúde realçou hoje, no Hotel Marina, em Ponta Delgada, o papel dos enfermeiros nos Açores, afirmando que a profissão é valorizada na Região, para bem da classe e do Serviço Regional de Saúde.

Miguel Correia, que falava em representação do Presidente do Governo, na cerimónia de vinculação à profissão de enfermeiro, promovida pela Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, aproveitou a ocasião para destacar o balanço positivo do Projeto Enfermeiro de Família, que decorre no Centro de Saúde de Vila Franca do Campo, dizendo que o objetivo do Governo, assim como da Ordem dos Enfermeiros, é “solidificar esta experiência”, e alargá-la a outras unidades de saúde.

Fazendo referência ao papel dos enfermeiros nos Açores, o governante salientou a importância dos profissionais “em muitas ações do Plano Regional de Saúde, como por exemplo em atividades de sensibilização para os estilos de vida saudáveis, ou nas ações de prevenção que são empreendidas pelas Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências”. Neste sentido, fez também realce às equipas de cuidados integrados domiciliários, que integram enfermeiros especialistas, e que “já estão em funcionamento na Unidade de Saúde da Terceira e muito brevemente serão alargadas a São Miguel e São Jorge”.

Em relação à vinculação formal à profissão de enfermeiro nos Açores, o Secretário Regional da Saúde frisou a importância da cerimónia, que tem um grande significado “na afirmação do caminho profissional que muitos jovens, felizmente, ainda escolhem.”

Miguel Correia disse que, apesar da conjuntura económica e da necessidade de contenção de despesa no sector da saúde, os Açores têm conseguido significativas oportunidades de emprego, revelando que, de 2006 a 2011, o número de enfermeiros no Serviço Regional de Saúde aumentou quase 16%. No corrente ano, já foram contratados 38 enfermeiros e “contrataremos mais 64, o que significa que vamos contratar este ano mais 100 novos enfermeiros no Serviço Regional de Saúde”, frisou.

A estes números juntam-se mais 94 profissionais que se encontram nos programas Estagiar U e L, que se têm revelado importantes portas de entrada no mercado de trabalho, assegurou Miguel Correia.

O responsável governativo sublinhou o contínuo esforço do Governo dos Açores em assegurar emprego para os profissionais da área, revelando que na Região existem 5,7 enfermeiros por mil habitantes, em comparação com a média de 4 enfermeiros por mil habitantes verificada no continente.

O Secretário Regional da Saúde fez também alusão ao vasto rol de realizações na área da saúde, levadas a cabo pelo Governo dos Açores, durante a legislatura que agora termina. Miguel Correia referiu as “infraestruturas que se fizeram ou estão a ser construídas ou beneficiadas e que tornam mais eficazes as respostas de acompanhamento e vigilância das pessoas que necessitam desses cuidados, nas atividades de promoção da saúde e de sensibilização para estilos de vida saudáveis e dos milhares de rastreios oncológicos que têm sido realizados e que tem permitido salvar muitas vidas”.

Fazendo alusão ao momento de campanha eleitoral, o membro do executivo açoriano mencionou a necessidade de algumas forças políticas utilizarem um tema tão sensível como o da saúde para aparecerem na televisão e nos jornais, “como se tudo o que foi feito, desde um novo hospital, novos centros de saúde e todas estas medidas, de que muitos beneficiam diariamente, não existissem”.

Para Miguel Correia, muitas dessas críticas são uma “ofensa aos profissionais de saúde, que mantêm no dia-a-dia os serviços operacionais, e aos que participam nos projetos que visam melhorar as condições de acesso aos cuidados de saúde e com resultados muito positivos.”

De acordo com o governante, o Governo dos Açores e os profissionais de saúde têm razões para se orgulharem do trabalho efetuado nestes últimos anos, o que se traduz num incentivo para os que estão à frente das instituições e para aqueles que vão agora começar a sua carreira profissional.



Anexos:
20120908-SReS-valorizaçãoEnfermeiro .mp3
20120908-SReS-vinculaçãoEnfermeiro.mp3


GaCS

Sem comentários: