terça-feira, 18 de setembro de 2012

Governo vai investir 6 milhões de euros na construção do novo matadouro do Faial


O novo Matadouro do Faial, cuja construção terá início no próximo ano, irá representar um investimento governamental da ordem dos seis milhões de euros.

A informação foi avançada hoje, na Horta, pelo Secretário Regional da Agricultura e Florestas, na sessão de apresentação do projeto daquele matadouro, que terá uma área coberta de 2.305 metros quadrados.

Para o governante, o novo matadouro “será uma estrutura moderna”, que “facilitará a vida dos agricultores”, ao mesmo tempo que substituirá uma infraestrutura que já “não tinha condições operacionais e que estava subdimensionada” para a capacidade de produção de carne do Faial.

Segundo referiu Noé Rodrigues, o matadouro atualmente existente no Faial, cuja construção remonta a 1995-96, foi construído essencialmente para “responder às necessidades de consumo local”.

Porém, acrescentou o Secretário da Agricultura, é entendimento do Governo dos Açores que os matadouros industriais “devem responder a uma perspetiva de reforço da nossa capacidade de exportação”, daí que tenhamos apostado em “revolucionar” toda a rede regional de abate.

Noé Rodrigues considerou ainda que este novo matadouro “vem dar aos agricultores do Faial essa possibilidade de reforçarem os seus níveis de exportação de carne”, seja em carcaça, seja já em formato de consumo, contribuindo igualmente para reduzir os custos que eles têm atualmente com o abate e comercialização dos seus animais, com o transporte para a ilha do Pico.

Por outras palavras, precisou o governante, esta unidade industrial disponibilizará aos agricultores do Faial “uma plataforma moderna de abate dos animais, com áreas para o tratamento de subprodutos autónomas e distintas das áreas limpas do matadouro”, o qual, uma vez construído, será “a mais moderna de todas as estruturas de abate existentes no arquipélago”.

De acordo com o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, o novo matadouro ficará implantado na Zona Industrial de Santa Bárbara, num terreno com 8.827 metros quadrados cedido pelo Município da Horta. Em contrapartida, conforme está protocolado, a Região Autónoma dos Açores cederá ao município faialense o atual matadouro, quando o novo entrar em funcionamento.

A nova infraestrutura, cuja construção deverá demorar cerca de um ano, terá uma capacidade média de abate diária de 40 bovinos e de 40 suínos, enquanto a sala de desmancha poderá tratar diariamente 10 carcaças de bovinos e 20 de suínos.

Por sua vez, o bloco frigorífico do novo matadouro disporá de nove câmaras frigoríficas, três das quais destinadas a suspeitos ruminantes, suspeitos suínos e rejeitados, duas para arrefecimento e conservação de carcaças, uma para estabilização/conservação, uma para miudezas brancas, uma para miudezas vermelhas e uma para produtos embalados.

Para tratamento dos subprodutos, o novo Matadouro da Horta contará designadamente com uma unidade de trituração de grandes dimensões, de armazenagem refrigerada e de silo para conteúdos gástricos.

Do projeto faz ainda parte uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR) com capacidade para fazer o tratamento biológico por oxidação prolongada de um caudal médio de 120 metros cúbicos por dia.


Anexos:
2012.09.18-SRAF-ProjetoMatadouroFaial.mp3


GaCS

Sem comentários: