terça-feira, 18 de setembro de 2012

Número de atletas federados continua a crescer nos Açores


O número de atletas federados continua a crescer na Região, cifrando-se, no final de 2011, em 23.238, distribuídos por 39 modalidades desportivas.

Estes e outros dados, relativos à demografia federada do arquipélago, foram hoje apresentados pela Secretária Regional da Educação e Formação, numa conferência de Imprensa realizada em Angra do Heroísmo.

Cláudia Cardoso disse, na ocasião, que o Governo dos Açores tem levado a cabo políticas de desenvolvimento desportivo que “claramente atendem” às duas grandes áreas que são “as múltiplas possibilidades de atividades físicas desportivas e a mais organizada e mediática: o desporto associativo de competição, dando corpo ao princípio de que o desporto açoriano é de todos e para todos”.

A governante adiantou que o executivo vem recolhendo e sistematizando informação sobre a expressão associativa federada, que proporciona uma “avaliação comparada, que nos permite saber em cada época as suas principais variações”.

Com os elementos agora disponibilizados relativamente à época desportiva 2010/2011 e final de 2011, nas modalidades organizadas por ano civil, “pretendemos reforçar a consolidação das tomadas de decisão estratégicas das instituições públicas e próprio movimento associativo desportivo”, sublinhou a Secretária Regional.

Cláudia Cardoso precisou, depois, que o número de atletas federados nos Açores representa, já, uma Taxa de Participação Desportiva Absoluta de 9,63% de toda a população.

“Ainda mais significativo é o facto de a Taxa de Participação Potencial dos Escalões de Formação ter atingido 41,79%, também o valor mais elevado de sempre”, indicou.

Segundo acrescentou a governante, “esta constatação tem para nós um significado muito especial, pois, reconhecendo que o desporto desempenha um papel muito relevante na formação integral dos jovens, sabemos que desta forma estaremos também a dar corpo à ideia de que é fundamental a aposta na educação e formação global das gerações vindouras, para que tenham um futuro mais risonho neste mundo competitivo em que vivemos”.

Cláudia Cardoso considerou, também, relevante que a taxa de feminização tenha, no ano de referência, ultrapassado pela primeira vez a barreira dos 30%, atingindo um pouco mais, 30,34%.

“O esforço no aumento da prática feminina tem sido grande e a evolução muito positiva, já que desde 1995, mais do que triplicou o número de atletas, passando de 2.325 (eram então 19,51%) para os atuais 7.063”, sublinhou, acrescentando que, apesar da melhoria verificada, não estamos satisfeitos e continuamos a necessitar de reforçar o desporto feminino, no sentido de uma verdadeira equidade de prática”.

Em termos absolutos, o número de atletas federados cresceu paulatinamente desde 1995, passando de 11. 920 para os referidos 23.283.

A modalidade federada com mais praticantes nos Açores é o futebol, seguindo-se o voleibol, o futsal, o basquetebol e o atletismo.

Em percentagem da população total que pratica desporto federado, a ilha de Santa Maria lidera, com 18,72%, seguindo-se o Faial (12,54%), Terceira (12,41%), Pico (12,23%), Flores (10,71%), Graciosa (9,62%), São Miguel (7,69%) e São Jorge (6,28%).

Existem ainda um total de 1.126 treinadores, 1.051 árbitros e 1.528 dirigentes, “dados que evidenciam bem a força do movimento associativo desportivo dos Açores e a nossa posição de relevo no contexto nacional e até internacional”, como referiu ainda Cláudia Cardoso.


Anexos:
2012.09.18-SREF-DemografiaFederada.mp3



GaCS

Sem comentários: