quinta-feira, 13 de setembro de 2012

José Contente desafia Ordem dos Arquitetos a formar parcerias para se tornarem competitivos


À semelhança do que algumas empresas de construção civil já estão a fazer – concorrem em consórcio aos concursos públicos – o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos lançou o mesmo repto à Ordem dos Arquitetos. “As empresas representantes dos arquitetos deveriam associar-se para terem mais agressividade competitiva, nomeadamente num mercado pequeno e aberto como o nosso”, referiu.

Apesar do contexto atual, José Contente frisou que o enquadramento legal não permite uma proteção às empresas açorianas, as regras dos concursos públicos têm que ser respeitadas, razão pela qual as empresas têm que se associar para serem mais competitivas. “Isso é fundamental para o equilíbrio das empresas, para o futuro dos que lá trabalham e importante para a boa saúde da economia regional”, acrescentou.

O governante, que presidiu hoje à sessão de abertura do I Seminário de Arquitetura nos Açores, em Ponta Delgada, exprimiu a intenção da tutela em ver incluídas, no próximo Quadro Comunitário de Apoio, verbas para a reabilitação urbana.

“Infelizmente e incompreensivelmente são investimentos não comparticipados pelos fundos comunitários. Nunca entendemos porquê, sobretudo numa Região com um forte enquadramento geodinâmico, sujeita a fenómenos sísmicos e que necessitaria de apostar na reabilitação urbana”, argumentou José Contente. O Secretário Regional espera que os próximos quadros comunitários reservem uma fatia do investimento para a reabilitação urbana porque isso aumentaria o investimento público, resolveria a questão também do parque habitacional e reforçaria a segurança dos açorianos.

O governante voltou a apelar à banca para voltar a investir e participar no crescimento e desenvolvimento regional, reposicionando os 620 milhões de euros que retirou do investimento privado, e assim equilibrar, de novo, o mercado da construção civil, que atualmente está dependente do investimento público perante a retração do investimento privado.

José Contente transmitiu uma palavra de esperança e confiança no futuro, sublinhando que é preciso manter a aposta na qualidade, na certificação e na competitividade, pois só assim se consegue ganhar num “tempo com novas exigências, de grandes desafios e novas oportunidades”.



Anexos:
2012.09.13-SRCTE-CongressoArquitetura.mp3


GaCS

Sem comentários: