terça-feira, 18 de setembro de 2012

José Contente desafia universidade e empresas


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos desafiou hoje a Universidade e as empresas a concretizarem os conceitos de empreendedorismo, star up’s, spin off’s, inovação e o conhecimento, para alcançarem resultados práticos e novos patamares de desenvolvimento.

José Contente considera que depois do domínio teórico destes conceitos, chegou a hora de introduzir este “pragmatismo racional” nas empresas, nomeadamente nos parques tecnológico dos Açores, infraestruturas que irão permitir à Universidade e às empresas materializar os princípios da investigação e desenvolvimento em contexto empresarial.

“As empresas têm que perceber que vale a pena integrar, na prática, os resultados do conhecimento científico e do trabalho realizado pela universidade. Desta forma, teremos emprego qualificado na Região e empresas com maior viabilidade de crescimento futuro”, afirmou o governante.

De acordo com o Secretário Regional, que falava hoje na sessão de abertura do I Fórum Empresas e Universidade – Uma parceria com futuro, que decorrer na Universidade dos Açores, “esta é fase dos pioneiros. Temos vindo a trabalhar com a universidade, a discutir e a analisar a importância desta aproximação académica às empresas. Temos que empreender agora numa marcha mais acelerada para que esta parceria comece a dar frutos”.

José Contente considera que através desta nova postura utilitarista do conhecimento científico se consegue vencer os desafios da economia globalizada, garantir emprego qualificado e retorno para as empresas e para a economia em geral.

“O desafio agora é mudar a nossa postura e aceitar como válidas todas as oportunidades, apostando fortemente no conhecimento, na inovação e competitividade. Vale a pena continuar com esta resiliência porque ela vai surtir efeitos a curto prazo”, rematou o governante.


Anexos:
2012.09.18-SRCTE-Fórum empresas e universidade.mp3


GaCS

Sem comentários: