terça-feira, 18 de setembro de 2012

Presidente do Governo convidado para confrade honorário da Confraria do Leite


A recém-constituída Confraria do Leite decidiu convidar o Presidente do Governo dos Açores para seu Confrade Honorário, estando a entronização de Carlos César marcada para 29 do corrente, dia do primeiro Bodo de Leite.

Para apresentar cumprimentos e formalizar o convite, esteve no Palácio de Sant´Ana uma delegação da confraria, liderada por Benjamim Massa, que ao Presidente do Governo historiou a formação daquela que é a única Confraria do Leite na região e a segunda no país, dando-lhe conta, também, dos objetivos que persegue.

Constituída oficialmente em junho de 2011 com o apoio da Junta de Freguesia dos Arrifes e tendo como parceiros fundadores a Unileite, a Associação de Jovens Agricultores Micaelenses e a Cooperativa Agrícola Bom Pastor, a confraria tem como principal objetivo a promoção do leite a partir da maior bacia leiteira.

O traje que os confrades vão usar é inspirado no lavrador dos Arrifes, em que a capa representa a forma como em dias de chuva e frio se abriga no campo, com um capote de fardo oleado, dando assim origem a um “poncho” castanho claro, debruado a verde (das pastagens), e por um chapéu de feltro, na mesma cor, semelhante ao usado em dias de cerimónia.

Carlos César, que é confrade de muitas confrarias que se dedicam à promoção e preservação de produtos, costumes e cultura dos Açores, confessou a sua satisfação por, em breve, poder incluir mais um – porventura o mais importante – produto regional no leque dos que jurou promover, defender e honrar.



GaCS

Sem comentários: