terça-feira, 11 de setembro de 2012

José Contente diz “plano de contingência de comunicações reforçado com ANACOM”


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos deu a conhecer à Autoridade Nacional das Comunicações de Cabo Verde os projetos que a Região implementou e que modernizaram a rede de comunicações do Governo Regional e dos açorianos, em geral.

Após a audiência conjunta com a administração da ANACOM e os representantes cabo verdianos, José Contente destacou a importância do Plano de Contingência de Comunicações implementado pelo Governo Regional, que será agora reforçado com a colaboração da Autoridade Nacional das Comunicações

“Nos Açores as comunicações têm uma importância fundamental, como a geografia e a história, parafraseando Vitorino Nemésio. Queremos religar os Açores entre si, defender a Região de situações de emergência” e a eficácia dos planos de Proteção Civil também está dependente de uma boa rede de comunicações, afirmou o governante.

O Plano de Contingência integra o planeamento civil de emergência e salvaguarda qualquer outra situação em que haja eventuais cortes de comunicações nos Açores.

José Contente sublinhou o entusiasmo demonstrado pela comitiva cabo verdiana relativamente aos projetos implementados nos Açores, nomeadamente a rede do Governo Regional, as potencialidades digitais desenvolvidas nas escolas, o funcionamento da própria RIAC e outros exemplos que funcionam à base de documentos digitais.

O encontro serviu igualmente para uma troca de experiências ao nível das comunicações entre os dois arquipélagos. Cabo Verde apostou forte no desenvolvimento da rede de telecomunicações, executou a ligação das ilhas por anel de fibra ótica, e “estão agora a tentar desenvolver alguns projetos semelhantes aos que nós já implementamos nos Açores”, referiu o governante, dando como exemplo as escolas digitais, internet gratuita nos espaços públicos, a rede de Espaços TIC, entre outros.

Perante aquilo que o Secretário Regional considerou de “uma troca de impressões frutuosa em matéria de comunicações”, quer com a autoridade nacional, quer com a autoridade de comunicações de Cabo Verde, José Contente mostrou interesse num projeto de envio SMS's com informações úteis para pessoas portadoras de deficiência ao nível da surdez e que pode vir a ser replicado nos Açores.



Anexos:
2012.09.11-SRCTE-AudiênciaANACOM.mp3


GaCS

Sem comentários: