terça-feira, 11 de setembro de 2012

Lançada 1.ª pedra da empreitada de construção do Pavilhão Desportivo da Achada


A Secretária Regional da Educação e Formação, Cláudia Cardoso, presidiu hoje à cerimónia de lançamento da 1.º pedra da empreitada de construção do Pavilhão Desportivo da Achada, no Nordeste.

A obra em causa, da Secretaria Regional da Educação e Formação, através da Direção Regional do Desporto, representa uma requalificação do polidesportivo da Achada no valor aproximado de 500 mil euros, que visa transformá-lo num espaço desportivo coberto e fechado, com iluminação artificial e instalações de apoio, assente numa solução arquitetónica de qualidade, funcional e integrada na morfologia existente do terreno e edifícios existentes, com uma área de implantação de 1230.78m².

Na cerimónia Cláudia Cardoso começou por exultar  mais uma promessa cumprida e «um grande princípio de gestão» do Governo dos Açores, que no início de junho apresentara publicamente o projeto da empreitada, afirmando que «nos Açores continuamos em condições de poder disponibilizar investimentos que são importantes e necessários para a qualidade de vida» dos açorianos.

A governante destacou, de igual modo, a distribuição «equilibrada e ponderada» desses investimentos pela geografia da Região Autónoma, desde os «grandes centros populacionais» até aos «meios mais distantes e rurais», reconhecendo que nestes se encontra «um enorme potencial de crescimento».

Para a Secretária Regional, «todas as crianças e jovens da nossa Região merecem ter à sua disposição as melhores condições que lhes podermos disponibilizar para que possam desenvolver completamente as suas capacidades e potencialidades», de modo a criar «condições para que tenham um futuro mais risonho neste mundo competitivo em que vivemos». Neste seguimento, Cláudia Cardoso foi perentória ao afirmar que «queremos um futuro melhor para os jovens açorianos».

De igual modo, destacou a necessidade de se reconhecer publicamente que, se a Região Autónoma dos Açores desenvolve os investimentos a que se propôs e, simultaneamente, aplica políticas de intervenção social de apoio às famílias mais necessitadas, «é porque tal se deve ao trabalho árduo das nossas gentes e também a uma gestão cuidada e rigorosa do Governo dos Açores», acrescentando que «sabemos gerir bem os recursos que temos à nossa disposição e que graças à nossa autonomia temos podido tomar decisões em defesa dos Açores e dos açorianos que para além de realistas e equilibradas, nos asseguram um futuro melhor».

Cláudia Cardoso afirmou ainda que , «por via da nossa autonomia», os Açores possuem mecanismos de promoção e de apoio ao Desporto «que não têm paralelo no todo nacional e nos permitem obter resultados tão favoráveis», designadamente ao nível dos apoios a toda a atividade de treino e competição dos escalões de formação, que permitem que a Região possua «as melhores taxas de participação desportiva federada do país que ultrapassa já os 41% no caso dos jovens entre os 8 e os 18 anos».

A governante reforçou também que ao longo da legislatura que agora finda o Governo dos Açores canalizou «em apoio direto à atividade federada de treino e competição dos escalões de formação cerca de 6,5 milhões de euros abrangendo uma média de 815 equipas em cada ano». Para além disso, ao nível da atividade física desportiva «foi possível investir ao longo da legislatura cerca de 1,6 milhões de euros abrangendo uma média de 453 grupos de trabalho em cada ano», nomeadamente através dos projetos “Açores Ativos” “Promoção sem enquadramento competitivo formal” e “Atividade física e desportiva adaptada”.

A Secretária Regional da Educação e Formação terminou a sua intervenção elogiando a dupla funcionalidade de que ficará dotado o novo Pavilhão Desportivo da Achada, estando assim «ao serviço da população quer para a atividade federada quer ainda para a atividade física desportiva», e elogiando de igual forma a conjugação de esforços entre a «Casa do Povo que cedeu o espaço», a «Junta de Freguesia que colabora no processo e auxiliará na sua gestão futura» e o Governo dos Açores, «que assumiu a sua construção sendo certo que o mesmo ficará à disposição da população da freguesia mas também do concelho na sua generalidade».

«Vamos então agora continuar a construir o futuro do desporto dos Açores», foi a certeza com que Cláudia Cardoso se despediu.


Anexos:
2012.09.11 - SREF - Lançamento1ªPedraPavilhãoAchada.mp3


GaCS

Sem comentários: