quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Museu Carlos Machado encerra exposição “InSight-s” com presença da artista chilena Magaly Ponce


Chega ao final a exposição temporária InSight-s: Uma Instalação Multimédia em Três Continentes, da artista chilena Magaly Ponce. A mostra, em exibição no Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado, desde 18 de maio último, encerra no próximo dia 16 de Setembro.

Nesse âmbito, Magaly Ponce desloca-se à ilha de São Miguel para participar em atividades promovidas pelo referido Museu e relacionadas com a sua obra e as temáticas que aborda. No dia 13 de Setembro, quinta-feira, pelas 15 horas, realiza-se uma visita orientada pela própria artista, que comentará a instalação e participará na mesa redonda que se segue. Esta atividade é destinada ao público em geral.

Também no dia 13 ocorre o último dos ateliers pedagógicos “Fragilidades dos sistemas” que pretende relacionar ciência, arte e o ambiente e questionar os seus participantes sobre a ação do homem nestas áreas, com especial destaque para o caso da caça à baleia e da sua exploração por motivos económicos. As crianças e jovens que participarão neste atelier irão criar, reutilizando os mais variados objetos, alguns dos animais em perigo crítico de extinção. Esta atividade é dirigida ao público dos 6 aos 14 anos e requer marcação prévia.

Magaly Ponce apresenta-nos um trabalho inspirado no historial baleeiro das zonas costeiras e na contribuição desta antiga actividade económica para a formação de diversas ligações culturais que se mantém até aos dias de hoje. Deslocação, movimento e as complexas relações que as pessoas estabelecem com as paisagens em que vivem têm sido temas fundamentais nas investigações de Ponce, assim como questões sobre identidade, migração e exploração de recursos, tanto humanos como terrestres.

Esta exposição itinerante chegou finalmente a São Miguel, depois de ter estado em maio de 2011 no Museu Nacional de Historia Natural de Lisboa, e de ter sido anteriormente apresentada na cidade da Praia em Cabo Verde e em Providence, nos Estados Unidos.

Expondo um conjunto de objetos, imagens, som e vídeo, Magaly Ponce apropria-se das salas do piso 1 do Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado, criando um espaço dedicado à contemplação e envolvendo-nos na história, cultura e biologia do maior, e ainda em muitos aspetos, o mais misterioso dos mamíferos da Terra.




GaCS

Sem comentários: