segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Pico lidera investimento candidatado ao Empreende Jovem


A ilha do Pico lidera o volume de investimento candidatado ao programa Empreende Jovem, anunciou hoje, na Madalena, a Secretária Regional da Economia.

Luisa Schanderl, que participava, em representação do Presidente do Governo, na cerimónia de entrega de diplomas do curso de empreendedorismo, organizado pela Associação Comercial e Industrial do Pico, revelou que nesta ilha “foram já apresentadas 41 candidaturas, tal como São Miguel, sendo, no entanto, a ilha com o maior volume de investimento candidatado, com cerca de 8.3 milhões de euros”. Ou seja, “trinta e um por cento do total de investimento apresentado até à data ao Empreende Jovem”.

De facto, acrescentou a Secretária Regional da Economia, o programa Empreende Jovem “tem-se revelado um verdadeiro sucesso”. Como se pode confirmar pelo facto de em “dois anos de vigência, e face a um universo de potenciais beneficiários relativamente limitado, envolver já 153 candidaturas, que perfazem um investimento global de 26.8 milhões de euros e a criação de 359 postos de trabalho”.

Este sucesso deve-se também, referiu a governante, “ao desenvolvimento de um ecossistema favorável ao empreendedorismo, nomeadamente com medidas dirigidas ao fomento nos jovens de uma cultura empreendedora, à inovação em contexto empresarial, ao apoio ao investimento através de incentivos financeiros, e à disponibilização de espaços de incubação de empresas”.

Neste sentido, disse, “tem sido criado um conjunto coerente e articulado de medidas, como sejam o Concurso Regional de Empreendedorismo, a criação de uma rede de Gabinetes do Empreendedor, o projeto " Educação Empreendedora - O Caminho do Sucesso ", ou o Concurso de Jovens Criadores LabJovem, entre outras”.


Anexos:
2012.09.17-SRE-Empreendedorismo.mp3


GaCS

Sem comentários: