sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Projeto “Enfermeiro de Família” vai ser alargado ao Faial


O Secretário Regional da Saúde analisou hoje o projeto ”Enfermeiro de Família” com o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros. Um desafio lançado ao Governo Regional dos Açores pela Ordem e que foi implementado no Centro de Saúde de Vila Franca do Campo.

Miguel Correia fez um balanço “francamente positivo para este modelo de cuidados”, com base em inquéritos feitos aos utentes e onde mais de 90 por cento dos inquiridos manifestou satisfação pelo trabalho prestado.

O projeto-piloto do Enfermeiro de Família arrancou em 2010 no Centro de Saúde de Vila Franca do Campo, envolvendo 12 enfermeiros, que realizaram milhares de consultas em saúde materna, infantil, de adultos e de planeamento familiar. Segundo Miguel Correia, o modelo trouxe “ ganhos para a população”.

O governante afirmou que este é um modelo que deve liderar a organização dos cuidados de enfermagem noutras unidades de saúde e anunciou o alargamento da implementação deste projeto-piloto na ilha do Faial em 2013.

Miguel Correia defendeu ainda a consolidação da experiência do projeto “Enfermeiro de Família” em São Miguel, definindo um programa para a sua implementação nas outras unidades de saúde.

A Ordem dos Enfermeiros, por seu turno, felicitou hoje o Governo Regional pela implementação nos Açores da primeira experiência piloto em Portugal do projeto “Enfermeiro de Família” tendo por base uma legislação própria e o bastonário afirmou que a Ordem dos Enfermeiros está a trabalhar com o Ministério da Saúde para criar projetos nacionais de Enfermeiro de Família, tendo como referência a iniciativa em curso nos Açores.



Anexos:
2012.09.07 -SReS-Enfermeiro-de-Familia.mp3


GaCS

Sem comentários: