sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Projetos da Rede de Nova Geração e cabo de fibra ótica “estão a avançar”, diz José Contente


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos recebeu hoje a garantia da Administradora Delegada da FibroGlobal que os projetos para a instalação do cabo de fibra ótica e das Redes de Nova Geração estão a avançar na Região.

Na audiência com José Contente, Graça Galvão traçou o ponto da situação de ambos os projetos. O governante foi informado pela administradora da FibroGlobal – empresa responsável pela instalação, nos Açores, das Redes de Nova Geração (RNG) e do cabo de fibra ótica entre o Faial, as Flores e o Corvo e, depois, com a última amarração na Graciosa – que ainda no decorrer deste mês a empresa vai receber as propostas de várias empresas que vão construir o cabo de fibra ótica em fábrica.

José Contente referiu, após o encontro, que já foram realizados os estudos do survey aquático para a escolha dos melhores pontos de amarração do cabo.

Também o projeto para a instalação das RNG está a avançar a bom ritmo. Depois de contactados os presidentes de câmara dos 12 concelhos dos Açores abrangidos, vão agora iniciar-se os trabalhos para a instalação das infraestruturas.

“Todo este processo está em marcha, o que releva que quer a instalação do cabo de fibra ótica quer as Redes de Nova Geração serão uma realidade em breve”, sublinhou José Contente.

As Redes de Nova Geração vão permitir velocidades até 40 Mb, uma velocidade que irá permitir o desenvolvimento de vários serviços, desde logo a telemedicina, a chamada administração em linha, a teleassistência, dando também maior autonomia a populações mais idosas, e ainda a chamada educação e justiça em linha, novas potencialidades que estes projetos permitem desenvolver a curto prazo.

Estas potencialidades, ligadas às empresas e ao setor económico, permitirão no futuro, no âmbito de uma sociedade “em que a modernidade está associada não só à geografia e à história, como dizia Vitorino Nemésio, mas também às próprias telecomunicações, um salto tecnológico em favorecimento do bem-estar dos cidadãos”, considerou o Secretário Regional.

A colocação do cabo de fibra ótica arranca na próxima primavera, altura em as condições meteorológicas e o estado do mar são mais favoráveis a este tipo de operações.


Anexos:
2012.09.07-SRCTE-RedesNovaGeração.mp3


GaCS

Sem comentários: