sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Revisão da política agrícola comum em fase crucial para os Açores


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas participou ontem à noite, em Angra do Heroísmo, na conferência O Futuro da Política Agrícola, uma iniciativa do eurodeputado Luís Paulo Alves, que trouxe aos Açores deputados socialistas europeus que integram o grupo de trabalho que procede à revisão da política agrícola comum (PAC).

Falando aos jornalistas, Noé Rodrigues considerou a iniciativa muito importante, numa altura “crucial” da revisão da PAC, “em que se começam já a formar posições” e é preciso reafirmar os argumentos dos Açores nesse contexto.

O governante adiantou que esta foi uma oportunidade para mostrar aos deputados do Parlamento Europeu o bom aproveitamento e execução que têm sido feitos, na Região, dos fundos comunitários, “o impacto positivo que isso tem tido na nossa agricultura e a expectativa legítima, por parte da Região e dos agricultores açorianos no que diz respeito à dotação dos fundos necessários para o nosso desenvolvimento rural e para apoiar as produções, no âmbito do POSEI”.

Neste âmbito, a Região reclama autonomia de gestão dos dois programas, como acontece atualmente, “com a possibilidade de apresentação dos programas próprios adequados à nossa realidade, como Região Ultraperiférica, com problemas muito específicos, e com a expectativa de reforçarmos os fundos que nos são dirigidos”.

Essa expectativa baseia-se, segundo sublinhou Noé Rodrigues, em “duas razões fundamentais”, nomeadamente por “termos sabido aproveitar os fundos comunitários como ninguém e por haver uma intenção de fazer convergir os apoios nos diversos Estados-membros da União Europeia”, cuja média é presentemente superior às verbas destinadas aos agricultores portugueses.

Por isso, salientou o Secretário Regional, “achamos que Portugal tem que levantar bem alto essa bandeira, reclamar o reforço de verbas para a agricultura nacional e por via desse reforço vir em idêntica proporção para a Região, nomeadamente através do POSEI”, por ser através desse programa que “nós expressamos o apoio direto às explorações”.

Os eurodeputados visitaram ontem, antes da conferência, uma cooperativa de produtores e uma empresa privada, na ilha Terceira e hoje estão em São Miguel, onde vão visitar uma indústria de lacticínios.


Anexos:
2012.09.07-SRAF-Eurodeputados.mp3


GaCS

Sem comentários: