sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Investimento do Governo no ordenamento agrário da Terceira é exemplar


Nos últimos anos, a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas tem efetuado, na ilha Terceira, investimentos extremamente vultuosos no abastecimento de água à lavoura, nomeadamente na captação de novas origens de água, aumentando significativamente a capacidade de armazenamento e a criação de redes de distribuição e de novos pontos de distribuição para que os agricultores tenham água mais perto das suas explorações agropecuárias, um caso exemplar.

A afirmação é do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, falando aos jornalistas na noite desta quinta-feira, em Angra do Heroísmo.

Segundo pormenorizou Noé Rodrigues, de 1997 e até á presente data, foram investidos nestas infraestruturas de ordenamento agrário, nesta ilha, 12,6 milhões de euros, o que permitiu a realização de diversos trabalhos de captação de nascentes, uma lagoa artificial, dois furos, 31 reservatórios e postos de abastecimento, 138 quilómetros de condutas de distribuição e 1.683 ramais individuais de distribuição à parcela.

Este “enorme investimento realizado”, contrabalança com o “desinvestimento ou ausência de infraestruturas de abastecimento de água à lavoura que aconteceu no período anterior a 1996, quando existiam apenas uma lagoa artificial, quatro reservatórios e postos de abastecimento, três quilómetros de condutas de distribuição e ausência de ramais individuais de distribuição à parcela”.

Com a progressiva construção de redes de distribuição de água e de ramais individuais de distribuição à parcela, nos últimos anos foram encerrados alguns postos públicos de distribuição em locais onde os mesmos deixaram de ser necessários, adiantou.

Por outro lado, e nos locais em que havia algumas dificuldades no acesso à água agrícola, foram construídos novos postos de distribuição públicos, como são os exemplos dos nove novos postos de distribuição (Canada da Praia no Porto Judeu, Quatro Canadas em São Sebastião, Nasce Água, Caminho do Cabrito, Canada das Cinco nas Cinco Ribeiras, Canada do Mouro nas Cinco Ribeiras, Cal de Pedra nos Altares, Canada do Borges no Raminho, na Ribeira do Almeida nas Quatro Ribeiras) e melhoradas as captações e abastecimento no posto de distribuição da Ribeira dos Moinhos na Agualva e tanque da Vila Nova.

Igualmente, houve investimento em infraestruturas de abastecimento de água na construção de reservatórios do Cabouco de Cima, Ladeira da Pena, Serra do Cume e Canto do Cavalo (RSC3) (Praia da Vitória) no P.O.A da Serra do Cume/Agualva (Praia da Vitória), os quais ficaram concluídos recentemente.

Estes reservatórios, construídos em betão armado, servirão para proceder ao reforço do armazenamento e regularização do sistema integrado de abastecimento de água à lavoura no P.O.A. da Serra do Cume/Agualva, de modo a beneficiar um vasto número de agricultores (cerca de 230 explorações agropecuárias) e uma extensa área de pastagem (cerca de 2.600 hectares) localizadas nas freguesias da Fonte Bastardo, Santa Cruz, Fontinhas, São Brás, Lajes, Vila Nova e Agualva, num investimento de cerca de 418 mil euros.

Além disso, e no mesmo Perímetro de Ordenamento Agrário, encontra-se em execução a construção do sistema de abastecimento de água à pecuária na Fonte das Ovelhas (construção de um reservatório em betão armado com capacidade de armazenamento de 600 metros quadrados, rede de distribuição de água numa extensão de 7.171m e 140 ramais individuais), a qual representa um investimento de cerca de 580 mil euros e servirá para implementar um sistema integrado de abastecimento de água à lavoura na zona da Fonte das Ovelhas/Outeiro no P.O.A. da Serra do Cume/Agualva, de modo a beneficiar um vasto número de agricultores (100 explorações agropecuárias) e uma extensa área de pastagem (300 hectares) localizada na freguesia da Agualva.

Todas as infraestruturas agrícolas de abastecimento de água à lavoura que foram construídas neste últimos anos constam dos planos de ordenamento definidos para os quatro perímetros de ordenamento agrário existentes na ilha Terceira e tiveram o acompanhamento e parecer positivos das associações agrícolas locais.


Anexos:
2012.09.07-SRAF-Investimentos.WMA


GaCS

Sem comentários: