quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Santa Maria vai ter uma Estação do Galileo


A ilha de Santa Maria irá receber, no âmbito das tecnologias espaciais, mais uma estação, segundo anunciou hoje o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.

A proposta da EDISOFT para a instalação de uma estação Galileo “Galileo Sensor Station” (GSS) em Santa Maria, foi a vencedora do concurso para alojamento desta estação num dos três arquipélagos, Açores, Madeira ou Canárias. O resultado do concurso acaba de ser publicado no Jornal Oficial da União Europeia.

De acordo com a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, trata-se de um investimento superior a um milhão de euros.

A instalação desta estação implica, entre outros, a prestação dos serviços e o fornecimento da infraestrutura necessários para a implementação e funcionamento da GSS; fornecer os consumíveis associados ao funcionamento e manutenção da GSS; garantir a manutenção para a infraestrutura do local da GSS; fornecer mão-de-obra qualificada para apoiar as equipas de integração e verificação da montagem.

De realçar que em Santa Maria funcionam já a estação de rastreio da ESA e o Centro de Monitorização do Atlântico Norte. Também, brevemente, será instalada uma estação da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais, com uma antena VLBI, na sequência do Protocolo assinado em Santa Maria, em 29 de abril de 2010, entre o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e o Diretor Geral do Instituto Geográfico Nacional de Espanha.

De acordo com José Contente, a instalação da Estação Galileu Sensor Station representa “mais um passo na consolidação do cluster espacial em Santa Maria, uma aposta do Governo dos Açores”.


GaCS

Sem comentários: