quinta-feira, 23 de maio de 2013

'Caboverdianamente' no Museu de Angra do Heroísmo

O Museu de Angra do Heroísmo inicia no próximo fim-de-semana um programa de encontros temáticos sobre a cultura do arquipélago de Cabo Verde.

A história sócio-identitária, as línguas, a literatura, a música, a dança e a gastronomia serão os temas das quatro sessões dirigidas por António Neves, que contará com a colaboração de membros da comunidade cabo-verdiana residente em Angra do Heroísmo.

O primeiro desses encontros decorrerá no sábado, 25 de maio, entre as 15h00 e as 17h30, com a projeção do documentário 'Insularidades', realizado por Brandão Lucas e produzido pelo Instituto Camões, a que se seguirá uma tertúlia dinamizada por António Neves e Jorge Paulus Bruno sobre a história, a cultura e a identidade cabo-verdianas.

No domingo, no mesmo horário, será feita uma abordagem comparativa entre a língua falada e a escrita e sua relação com o português, invocando-se as figuras de escritores cabo-verdianos e estudiosos da língua crioula como Eugénio Tavares, Pedro Cardoso, Baltazar Lopes e Manuel Veiga.

Os restantes encontros realizam-se a 1 de junho, sobre literatura e poesia, e a 2 de junho, tendo como tema central a música.

O último encontro, que se iniciará excecionalmente às 17h30, incluirá uma intervenção de Paulo Mendes sobre a 'Tabanca', uma das mais antigas e populares expressões culturais das ilhas de Cabo Verde, bem como um momento musical protagonizado por Óscar Reis, António Neves e um grupo de batucadeiras.

À noite, pelas 20h00, haverá uma degustação de petiscos típicos da gastronomia daquelas ilhas, terminando o programa com a projeção ao ar livre, às 21h30, do filme 'O Testamento do Sr. Napumoceno', uma adaptação ao cinema do romance de Germano de Almeida.

A entrada para este evento é livre, mas a participação no jantar depende de inscrição prévia.




GaCS

Sem comentários: