sexta-feira, 24 de maio de 2013

Centros de Processamento de Resíduos dos Açores em pleno funcionamento em 2014

O Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, revelou hoje que o Governo dos Açores prevê que todos os Centros de Resíduos e de Valorização Orgânica por compostagem possam estar em pleno funcionamento em 2014.

Luís Neto Viveiros, que falava durante uma visita ao Centro de Resíduos da Ilha do Corvo, salientou que, “neste momento, encontram-se já em operação os Centros de Processamento de Resíduos das ilhas das Flores, Graciosa e Corvo, embora este último ainda a receber apenas resíduos recicláveis”.

O Secretário Regional revelou que as obras dos centros das ilhas do Pico e São Jorge “encontram-se concluídas, estando a decorrer testes nos equipamentos para a posterior instalação dos concessionários", acrescentando que se encontram "em curso as obras dos centros do Faial e Santa Maria”.

“A implementação desta estratégia pretende promover a coesão regional ao dotar, quase simultaneamente, todas as ilhas de infraestruturas adequadas para a gestão de resíduos e, em seguida, resolver as situações de deposição não controlada de resíduos existentes”, afirmou.

Por outro lado, Luís Neto Viveiros reafirmou que a Direção Regional do Ambiente tem concluídos os projetos de selagem das lixeiras da ilha das Flores, cujos procedimentos para a adjudicação serão lançados no próximo ano, com recurso a financiamento do novo Quadro Comunitário de Apoio.




GaCS

Sem comentários: