quinta-feira, 23 de maio de 2013

Governo está a preparar conjunto de diplomas para melhorar funcionamento do sistema educativo regional, afirmou Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores reafirmou hoje a aposta na Educação como uma das prioridades políticas do executivo que lidera, salientando que, além do investimento que está a ser feito ao nível das infraestruturas, está também a ser preparado um conjunto de diplomas legais que vão melhorar o funcionamento do sistema educativo regional.

“Estamos a trabalhar num conjunto de diplomas na área da educação que acreditamos que constituirão mais um passo no sentido de habilitar todo o nosso sistema com os instrumentos necessários para que funcione cada vez melhor”, afirmou Vasco Cordeiro, especificando que o Governo está a preparar as reformas do Regime de Criação, Autonomia e Gestão das Unidades Orgânicas, do Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário, do Regime da Ação Social Escolar e do Regime do Ensino Particular, Cooperativo e Solidário.

Na intervenção que proferiu na cerimónia de inauguração do Polidesportivo do Corvo, o Presidente do Governo destacou também a importância do investimento que está a ser feito na melhoria das infraestruturas educativas em todo o arquipélago, que ascende a mais de 35 milhões de euros este ano.

Vasco Cordeiro frisou, no entanto, que só será possível vencer os desafios se, além das infraestruturas físicas e dos diplomas legais, “estivermos todos envolvidos no desígnio estratégico que assume para a Região termos um sistema educativo que, cada vez mais, possa qualificar as crianças e os jovens açorianos”.

Nesse sentido, defendeu que a Autonomia não pode servir como fator de imobilismo ou de passividade, mas antes para que sejam os Açorianos a “definir o tempo, o modo e os objetivos das reformas” que são necessárias.

“Não nos iludamos. O investimento físico e as reformas legislativas são importantes, mas são instrumentos para se atingir o objetivo final, não podem ser reduzidas à condição de ser esse o objetivo final da nossa política na área da Educação, que deve ser, cada vez mais, o sucesso escolar, dotar as crianças e jovens das condições, ferramentas e instrumentos para que possam, sendo mais qualificados, vencer no futuro”, afirmou.

Relativamente ao Polidesportivo hoje inaugurado no âmbito da visita estatutária do Governo dos Açores à ilha do Corvo, Vasco Cordeiro salientou que ele se enquadra na aposta para a qualificação das crianças e jovens, permitindo uma melhoria das condições para a atividade física, mas também para a realização de atividades recreativas e culturais.

“Este investimento, na sua componente de dar melhores condições para a atividade física e para outras atividades recreativas e culturais, é um pequenino passo, mas é com este sentido de caminhada e de progresso que estamos a fazer o trajeto que interessa ao desenvolvimento dos Açores”, salientou.

Por outro lado, recordou que a Assembleia Legislativa aprovou recentemente uma proposta de Resolução tendo em vista a criação de um museu no Corvo, o que permitirá, não só preservar a identidade e a riqueza cultural da ilha, mas também transformá-la em “fator de desenvolvimento e de progresso”.

Vasco Cordeiro, que chegou esta manhã ao Corvo, onde foi recebido na pista do aeroporto pela Filarmónica Lira Corvense, inaugurou também hoje o Caminho da Várzea, que facilita o acesso a uma zona para onde está prevista a expansão urbana de Vila do Corvo.


Anexos:
2013.05.23-PGR-PolidesportivoCorvo.mp3

GaCS

Sem comentários: