sexta-feira, 24 de maio de 2013

Portos dos Açores vai adjudicar estudo técnico para ampliação do Porto da Casa, no Corvo

O Governo Regional anunciou hoje que a Portos dos Açores vai proceder, de imediato, à adjudicação da elaboração do estudo técnico para a solução final de ampliação e alargamento do Porto da Casa, para melhorar as condições de segurança e operacionalidade desta infraestrutura da ilha Corvo.
A decisão foi tomada quinta-feira na reunião do  Conselho do Governo que decorreu no Corvo, no âmbito da visita estatutária de dois dias a esta ilha.
O Executivo de Vasco Cordeiro decidiu, por outro lado, aprovar quatro colocações para a ilha do Corvo, no âmbito de diversas medidas de promoção de emprego, distribuídas pelos programas PROSA (3) e Estagiar L (1), num investimento global de cerca de 48 mil euros.
Com esta decisão, o Governo dos Açores pretende reforçar as medidas potenciadoras da criação de emprego na Região, tendo em vista, por um lado, o fomento da empregabilidade dos Açorianos e, por outro lado, o reforço competitivo dos quadros das instituições parceiras, assim como a fixação de jovens nas ilhas de menor densidade populacional.
O Executivo Regional vai ainda apoiar a Santa Casa da Misericórdia do Corvo num montante de cerca de 11 mil euros para a elaboração do projeto de ampliação e remodelação da cozinha e lavandaria desta instituição, tendo em conta a necessidade de melhorar as condições de instalação e a capacidade do apoio às valências de Serviço de Apoio ao Domicilio, Lar de Idosos, Creche e Jardim de Infância.
Foi ainda decidido atribuir uma verba de 50 mil euros, ao abrigo do protocolo celebrado com o Município de Vila do Corvo, destinada à recuperação de habitações degradadas ou devolutas.
Esta medida concretiza a política de reabilitação e recuperação de habitação degradada, que se enquadra na opção do XI Governo Regional de privilegiar a reabilitação urbana enquanto instrumento preferencial das políticas de Habitação.
Além disso, foi decidido estabelecer uma parceria com a autarquia para a instalação de um Posto de Turismo, com vista a prestar informação e acompanhamento a todos os turistas que visitam a Ilha do Corvo.


GaCS

Sem comentários: