quarta-feira, 29 de maio de 2013

Rodrigo Oliveira destaca importância da colaboração diplomática entre Israel, Portugal e os Açores

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas destacou hoje, em Ponta Delgada, a importância da “colaboração entre Israel, Portugal e os Açores” em diversas áreas, dando como exemplo as energias renováveis e, em particular, a participação de empresas israelitas na área da geotermia.

Rodrigo Oliveira, que falava à margem de uma audiência, em representação do Presidente do Governo, com o Embaixador de Israel em Portugal, Ehud Gol, realçou o interesse e “uma atenção muito especial” que o diplomata sempre manifestou pela Região, que visita pela quarta vez.

Durante a audiência foi abordado o dossier da exportação de bovinos para Israel, no âmbito do qual o Governo dos Açores aguarda a finalização, por parte das autoridades veterinárias israelitas, do respetivo processo de autorização.

O Subsecretário Regional reiterou, neste contexto, o convite do Governo dos Açores para que se desloque à Região uma missão técnica da autoridade veterinária de Israel, no sentido de analisar as condições de sanidade do arquipélago nesse setor e “para que possam ser levantadas finalmente, por Israel, as dificuldades de exportação” de bovinos dos Açores.

Rodrigo Oliveira, que solicitou ao Embaixador que transmitisse o assunto às autoridades veterinárias israelitas, realçou o “empenhamento” do diplomata para que aquela missão, que já esteve prevista e agendada em 2010, possa “finalmente se realizar, de modo a que essas restrições possam ser levantadas” por parte de Israel.

De acordo com o Subsecretário Regional, no encontro foram ainda abordados outros temas, como a potencialidade do turismo judaico e a presença daquela comunidade na Região, tendo em conta a “herança que os judeus deixaram nos Açores e, muito em particular, na ilha de São Miguel” por força da importante comunidade ali radicada durante o século XIX.

Nesse sentido, Rodrigo Oliveira salientou a atenção que o Executivo regional tem dado ao tema e deu como exemplo a realização, no ano passado, da Conferência Internacional sobre Herança Judaica nos Açores e "a preparação de um roteiro turístico sobre essa matéria”, que contempla diversas ilhas dos Açores, por iniciativa da Direção Regional das Comunidades. 

Anexos:
2013.05.29-SsRPRE-AudiênciaEmbaixadorIsrael.mp3

GaCS

Sem comentários: