sexta-feira, 31 de maio de 2013

Luís Cabral garante resposta eficaz a situações de catástrofe e assistência nos Açores

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores está “preparado para garantir uma resposta eficaz” às situações de catástrofe e assistência.

Luís Cabral, que falava na abertura das Jornadas Atlânticas - Catástrofes e Assistência a Multivítimas, realçou que a Região enfrenta frequentemente este tipo de situações, sendo, por isso, necessária uma boa preparação para se “atuar de forma concertada nesta área”.

“O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores tem feito um enorme esforço no sentido de garantir esta cultura de Proteção Civil na Região”, disse Luís Cabral, salientando que é preciso continuar a trabalhar para “desenvolver esta realidade e torná-la mais consistente” no arquipélago.

O Secretário Regional garantiu que o Governo dos Açores está “consciente de que este trabalho da Proteção Civil tem que ser desenvolvido de uma forma permanente e constante”, principalmente junto das crianças e jovens da Região, lançando um apelo às autarquias para que discutam e debatam o seu papel na construção da Proteção Civil açoriana, principalmente neste período de preparação de campanha eleitoral autárquica.

Segundo Luís Cabral, as autarquias são “o primeiro elo de ligação na assistência” a catástrofes e a vítimas, defendendo que devem trabalhar de uma forma harmoniosa com o Governo para que se alcancem melhores resultados nesta área.

Em declarações aos jornalistas, à margem da reunião, Luís Cabral disse que é através da “coordenação municipal do Serviço Regional de Proteção Civil” que se consegue “mobilizar meios de umas ilhas para as outras”, no sentido de dar uma resposta eficaz em situações de assistência.

O Secretário Regional sublinhou ainda que neste período de reflexão e debate que antecede as eleições autárquicas, as Câmaras devem “estar preparadas e saber qual o seu papel, para que possam responder de forma correta a estas situações”.

Na intervenção que proferiu na abertura das Jornadas, numa referência à proposta de reestruturação do Serviço Regional da Saúde que está em discussão pública, Luís Cabral apelou ao contributo de todos para o “desenvolvimento concertado desse documento”, no sentido de satisfazer os interesses dos açorianos no setor da Saúde.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: