sexta-feira, 24 de maio de 2013

Vítor Fraga anuncia instalação de sistema integrado de energias alternativas no Corvo

O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou esta manhã que o Corvo terá, num futuro próximo “um sistema integrado de energias alternativas”.

Vítor Fraga falava na inauguração da primeira fase do projeto 'Corvo Sustentável', a que presidiu o Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, no âmbito da visita estatutária à ilha do Corvo.

Nesta primeira fase do projeto foram instalados painéis solares e bombas de calor em 37 habitações da ilha, tendo Vítor Fraga avançado que o futuro sistema integrado irá conjugar, para além dos painéis solares, a energia eólica e a energia hídrica, ficando assim o Corvo “verdadeiramente com um projeto sustentável ao nível energético, possibilitando a redução de utilização de combustíveis com base fóssil”.

Na intervenção que proferiu, o Secretário Regional manifestou a satisfação do Governo dos Açores por ver concluída a primeira fase de instalação do projeto 'Corvo Sustentável', através de um investimento conjunto de cerca de 400 mil euros, realizado pela Câmara Municipal do Corvo e pelo Governo dos Açores.

Vítor Fraga salientou que este é “um projeto inovador, pioneiro nos Açores, que tem um impacto direto não só ao nível ambiental, mas, sobretudo, ao nível da economia das famílias”.

Nesse sentido, frisou que, com a implementação deste projeto, “uma família-tipo tem uma poupança de cerca de 40 euros mensais, o que, nos dias que correm, é sobremaneira importante para a sobrevivência das nossas famílias”.

O Secretário Regional anunciou ainda que o Governo dos Açores e a Câmara Municipal do Corvo irão avançar com a segunda fase deste projeto, orçada em cerca de 600 mil euros, que vai possibilitar que as restantes moradias do Corvo disponham também de painéis solares e bombas de calor, para substituição do gás butano por este sistema de abastecimento de energia.

Anexos:



GaCS

Sem comentários: