sexta-feira, 24 de maio de 2013

Trilho da 'Volta ao Caldeirão', no Corvo, reaberto hoje

O trilho 'Volta ao Caldeirão', integrado no Parque Natural da Ilha do Corvo, foi reaberto hoje por Vítor Fraga, Secretário Regional do Turismo e Transportes, na data em que se comemora o Dia Europeu dos Parques Naturais.

Este trilho, com uma extensão de 4,8 quilómetros, foi recuperado e sinalizado pelos serviços da Secretaria Regional do Turismo e Transportes e da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, permitindo que residentes e visitantes possam usufruir deste percurso pedestre emblemático da ilha do Corvo, classificada como Reserva da Biosfera pela UNESCO.

O Caldeirão do Corvo, graças à riqueza do seu ecossistema, foi classificado como Sítio Ramsar, sendo, além de uma importante zona húmida, o grande ex-libris desta ilha.

O Parque Natural do Corvo integra uma significativa biodiversidade e uma grande variedade de habitats, tendo, por exemplo, 48 espécies de plantas endémicas dos Açores.

A nidificação de importantes colónias de aves marinhas é uma das razões que justifica a importância internacional da ilha, sendo o local onde nidificam as principais colónias de Cagarros da Região.

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional do Ambiente, está a assinalar hoje, pela primeira vez, a comemoração do Dia Europeu dos Parques Naturais em todas as ilhas dos Açores, prolongando-se as iniciativas pelo fim-de-semana.

No âmbito das comemorações, está a decorrer um concurso subordinado ao tema 'O meu parque. A Minha Paixão. A Minha História'.

Com esta iniciativa, pretende-se que os participantes partilhem a sua paixão pela natureza, seja através de uma história, uma canção, uma fotografia, um filme, um poema ou qualquer outro formato.

Os trabalhos podem ser entregues diretamente nos serviços dos Parques Naturais, enviados por correio eletrónico para o endereço parquesnaturais@azores.gov.pt ou para parkpassion@europarc.org, até 3 de junho.

O prémio europeu, a que se candidatam todos os trabalhos enviados para os Parques Naturais dos Açores, será divulgado no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente.
  
Associado a este desafio, cada Parque Natural irá ainda comemorar esta efeméride com um evento de divulgação de uma ou várias das suas Áreas Protegidas, que podem ser conhecidos no endereço eletrónico http://parquesnaturais.azores.gov.pt/pt/



GaCS

Sem comentários: