segunda-feira, 27 de maio de 2013

Vasco Cordeiro reúne com Durão Barroso com temas de interesse para os Açores na agenda

O Presidente do Governo reúne-se quinta-feira com o Presidente da Comissão Europeia, em Bruxelas, num encontro onde Vasco Cordeiro vai abordar temas de interesse para a Região, como o futuro Quadro Comunitário de Apoio, as medidas para a criação de emprego, as quotas leiteiras, a revisão do POSEI e o potencial do Mar dos Açores.

Na audiência de apresentação de cumprimentos a Durão Barroso, Vasco Cordeiro pretende analisar a questão dos novos fundos comunitários a disponibilizar no período de 2014-2020.

“Recordo que o Presidente da Comissão Europeia acompanha a realidade dos Açores e o relacionamento que a Região tem, no âmbito da execução de fundos comunitários, com as instituições europeias”, afirmou Vasco Cordeiro, recordando que Durão Barroso já afirmou que a Região Autónoma dos Açores era uma das Regiões que melhor executava os fundos comunitários.

O Presidente do Governo realçou ainda que as verbas comunitárias a atribuir à Região dependem de uma “forte componente de negociação nacional” e que, desse ponto de vista, o facto de ser uma Região com uma execução exemplar dos fundos reforça a sua posição no contexto nacional.

No encontro com Durão Barroso, Vasco Cordeiro pretende também analisar a criação de emprego, em especial de emprego jovem, uma área que é uma “grande aposta do Presidente da Comissão Europeia”.

“Um dos grandes objetivos do Governo dos Açores é, exactamente, o da criação de emprego”, salientou o Presidente do Executivo açoriano, adiantando que a anunciada abolição do regime de quotas leiteiras, a revisão do programa POSEI e o potencial da localização estratégica dos Açores, derivada do seu Mar, constituem outros assuntos a abordar no encontro.

Sobre o POSEI, Vasco Cordeiro recordou que já há um conjunto de contactos e de trabalho que o Governo dos Açores tem desenvolvido, quer através do Governo da República, quer diretamente com o comissário europeu desta área.

“É absolutamente essencial a manutenção de um programa deste tipo, que tenha esse objetivo e com meios financeiros suficientes a essa componente”, concluiu o Presidente do Governo.

Anexos:
2013.05.27-PGR-ReuniãoDurãoBarroso.MP3

GaCS

Sem comentários: