sexta-feira, 31 de maio de 2013

Diretor Regional das Comunidades destaca importância do conhecimento do legado cultural açoriano no sul do Brasil

O Diretor Regional das Comunidades destacou a importância da divulgação na Região do legado cultural açoriano existente no sul do Brasil, em particular  através da visão das comunidades que, após três séculos de história emigratória, preservam diversas manifestações da Açorianidade.

Paulo Teves, que falava quinta-feira à noite, na Horta, na apresentação do documentário de origem brasileira "Dez Ilhas e Um Mundo", destacou o interesse público em serem apoiadas iniciativas que possibilitem o aprofundamento na Região do conhecimento da história dos Açores, bem como do percurso dos que partiram destas ilhas atlânticas.

“É o caso deste documentário, com origem no Estado de Santa Catarina, no Brasil, que nos mostra a perspetiva do outro lado do Atlântico acerca da presença e das semelhanças que, ainda hoje, são patentes em diversas dimensões da cultura, do património, das tradições e vivências entre os Açores e Santa Catarina”, afirmou.

Para Paulo Teves, “o povo açoriano deve orgulhar-se do seu legado e contributo nos países de acolhimento, nos seus mais diversos percursos migratórios”, acrescentando que as comunidades de açordescendentes, "mesmo aquelas com mais de oito gerações, têm demonstrado um elevado sentido de pertença aos Açores, procurando conhecer e promover as suas origens”.

Nesse sentido, no seguimento do documentário apresentado, salientou que as comunidades açorianas radicadas no Brasil têm preservado e dinamizado a herança cultural dos casais açorianos que chegaram ao sul do Brasil no século XVIII, facto que representa “um compromisso para com a história das suas cidades e um elevado apreço pela génese do seu povo”.

O documentário "Dez Ilhas e Um Mundo", da produtora brasileira TAC Filmes, já exibido pela rede Globo, será hoje apresentado, às 21h00, na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, depois de já ter sido apresentado em Ponta Delgada e na Horta.

Paralelamente, a equipa da produtora TAC Filmes, constituída por Diego Lara e Flávio Oliveira, realizou workshops de produção de vídeo e de documentário destinados a jovens estudantes das escolas secundárias das Laranjeiras (São Miguel) e Manuel da Arriaga (Faial), o mesmo sucedendo hoje, pelas 14h00, na Escola Profissional da Praia da Vitória (Terceira).

Neste documentário, cuja produção contou com os apoios da Direção Regional das Comunidades e da RTP-Açores, além da narração da história do povoamento do Estado de Santa Catarina pelos primitivos casais açorianos, são também divulgadas as suas tradições, usos e costumes, os quais, ainda hoje, persistem nas vivências do povo catarinense.



GaCS

Sem comentários: