quarta-feira, 22 de maio de 2013

Posto Aquícola da Reserva Florestal de Recreio das Flores produz mais de 10 mil trutas para repovoamento


O Secretário Regional dos Recursos Naturais destacou hoje a existência do posto aquícola na Reserva Florestal de Recreio 'Luís Paulo Camacho', em Santa Cruz, que produz entre 10 a 12 mil exemplares de truta arco-íris para repovoamento de ribeiras e lagoas da ilha das Flores.

“[A Reserva] tem a particularidade de ter um viveiro de multiplicação de trutas que depois são destinadas às ribeiras e lagoas da ilha das Flores”, disse Luís Neto Viveiros, em declarações aos jornalistas durante uma visita ao local em que acompanhou o Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro.

Nesta Reserva Florestal de Recreio estão a realizar-se diversos trabalhos de manutenção e beneficiação das infraestruturas existentes, como o posto aquícola, os expositores de aves, as cercas de animais, os abrigos para os utentes, os grelhadores ou o parque infantil.

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, está também a dar continuidade ao processo de requalificação da Reserva com a construção de muros de suporte em pedra seca e a beneficiação da vegetação e zonas verdes existentes, além da plantação de espécies ornamentais.

Luís Neto Viveiros disse que “à semelhança de muitas obras [de manutenção e beneficiação] que existem um pouco por todas as ilhas dos Açores”, pretende-se "preservar aquilo que de bom" existe nos Açores, disponibilizando-o às populações e visitantes.

Nos Açores, a floresta ocupa cerca de 31 por cento do território do território e, além de representar um potencial económico do ponto de vista da exploração sustentada e certificada, constitui-se, através das reservas de recreio, como um espaço privilegiado de lazer e fomento do espírito da proteção dos recursos naturais.



GaCS

Sem comentários: