quarta-feira, 29 de maio de 2013

Defesa do setor leiteiro e do emprego jovem na agenda de Vasco Cordeiro no Comité das Regiões

O Presidente do Governo dos Açores participa quinta-feira, em Bruxelas, na sessão plenária do Comité das Regiões, que vai, entre outros pontos da agenda, analisar e votar o parecer ao último relatório da Comissão Europeia sobre o desmantelamento do regime de quotas leiteiras.

Paralelamente à participação no Comité das Regiões, Vasco Cordeiro é recebido, em audiência, pelo Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e vai-se encontrar com o Comissário Europeu para a Política Regional, Johannes Hahn.

Na sessão desta quinta-feira, o Comité das Regiões, órgão consultivo no quadro das instituições europeias, vai analisar e votar o seu parecer ao relatório da Comissão Europeia, denominado "Evolução da situação de mercado e consequentes condições para a supressão faseada e suave do regime de quotas leiteiras".

Tendo em conta a importância deste setor produtivo para a Região, o Presidente do Governo apresentou várias propostas de alteração ao parecer com o intuito de assegurar os interesses sociais e económicos que derivam da produção leiteira na Região, caso se confirme o fim das quotas leiteiras.

Estas propostas de alteração assentam na defesa dos interesses dos Açores, enquanto Região Ultraperiférica, com aptidão natural para a produção de leite, o que confere a este setor uma relevante importância económica e social.

O Comité das Regiões vai ainda analisar o pacote legislativo proposto pela Comissão Europeia no final de 2012 com o objectivo de combater o desemprego jovem na União. 

A criação de emprego, especialmente de emprego jovem, constitui uma das prioridades da ação do Governo dos Açores liderado por Vasco Cordeiro.

Este relatório vai ao encontro das posições defendidas pelo Presidente do Governo dos Açores quanto à necessidade de destinar uma parte significativa dos recursos consagrados à "Iniciativa para o Emprego dos Jovens", que conta com um envelope financeiro de seis mil milhões de euros, aos órgãos de poder regional para possibilitar soluções adaptadas a cada uma das realidades locais.




GaCS

Sem comentários: