sexta-feira, 31 de maio de 2013

Luís Cabral rejeita alegada intenção de centralizar todos os serviços no Hospital de Ponta Delgada

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, em Ponta Delgada, que é absolutamente incorreta a ideia de que, no âmbito da restruturação do setor da Saúde, se está a tentar centralizar tudo num único hospital, em São Miguel.

Luís Cabral, que falava na sessão de abertura das Jornadas de Medicina Desportiva, considerou que esta ideia que “se tem tentado amplificar” não corresponde à verdade, o mesmo acontecendo com os casos dos Serviços de Oncologia da Horta, que não sofrem alteração, ou da Cirurgia Vascular na Terceira, que também se mantém tal como está.

Para o Secretário Regional, depois dos "importantes e válidos contributos" recebidos dos partidos e dos parceiros sociais sobre a matéria, "agora vemos posições absolutamente despidas de conteúdo”.

Nesse sentido, salientou que há quem diga “que nada se aproveita, numa forma simplista e cómoda de confessar que não leram o documento” relativo à proposta de reestruturação da Saúde, mas também os que seguem informações incorretas “sem se darem ao trabalho de as comprovar”.

Esta situação, referiu Luís Cabral, “leva a que partidos com grande responsabilidade política acabem por multiplicar ideias erradas, fazendo um péssimo serviço à Democracia e, correndo o risco de darem um tiro no pé”, quando perceberem que andaram amplificando informações que não são verdadeiras.

O Secretário Regional da Saúde admitiu que o debate público sobre a proposta de reestruturação do setor tem sido controverso, mas frisou a coragem do Governo Regional em lançar à discussão pública esta matéria “sem receio de perder votos que outras forças partidárias parecem querer ganhar a qualquer custo”.

Luís Cabral aproveitou a ocasião para sublinhar que a restruturação que se pretende nos Açores é bem diferente da que está a acontecer no continente português, salientando que, na Região, o que se deseja é melhorar o nível dos serviços ao cidadão e não cortar nas despesas, como acontece no continente.

“Nos Açores não são encerrados postos de saúde, mantendo-se e até incrementando-se os serviços de proximidade”, afirmou, acrescentando que, mesmo o encerramento de serviços de urgência em alguns centros de saúde, será compensado com mais consultas e com mais deslocações aos postos de saúde e aos domicílios.

No que se refere às Jornadas de Medicina Desportiva, o Secretário Regional congratulou-se com a sua realização, considerando que permitirá uma atualização de conhecimentos numa disciplina muito específica, mas cada vez mais necessária, quer em resultado da proliferação das atividades desportivas, quer pela necessidade de se evitarem sequelas que podem ter consequências físicas, psicológicas e económicas graves.



GACS

Sem comentários: