sexta-feira, 31 de maio de 2013

Dia do Pescador assinalado hoje com iniciativas em todo o arquipélago

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, na data em que se comemora o Dia do Pescador, congratula-se com as iniciativas organizadas um pouco por toda a Região pelas associações do setor, que o Governo dos Açores considera um pilar fundamental para o desenvolvimento da economia e da autossustentabilidade alimentar.

“O fato de se assinalar um dia dedicado aos homens e mulheres que exercem nas nossas ilhas esta atividade profissional secular, que ainda ocupa e remunera famílias nos Açores em número significativo, elucida bem a importância que este setor tem e representa na Região”, considerou o Diretor Regional das Pescas.

Para Luís Costa, a organização das comemorações pelas associações representativas do setor “representa um sinal de maturidade e de amadurecimento”.

“Cientes da época menos fácil para os homens e mulheres que fazem do mar o seu sustento, hoje homenageamos todos quantos se dedicam e dedicaram ao exercício desta nobre profissão de pescador”, acrescentou.

A propósito do Dia do Pescador, Luís Costa desafiou os agentes a contribuírem para uma atividade piscatória com futuro.

“No Mar dos Açores, é preciso ter muita atenção ao esforço de pesca que se exerce nas espécies tradicionais de fundo, mais sensíveis à sobre-exploração. Por isso, todos nós temos um papel importante a desenvolver e os profissionais do setor, em particular”, alertou.

O Governo dos Açores está empenhado nas negociações do Regulamento para a Política Comum de Pescas e no planeamento estratégico e definição das opções a seguir pela Região, no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio para o período de 2014-2020, que colocará à discussão do setor.




GaCS

Sem comentários: