quinta-feira, 23 de maio de 2013

Luís Neto Viveiros anuncia início da classificação de leite cru na ilha das Flores

O Secretário Regional dos Recursos Naturais anunciou, em Santa Cruz, que a classificação de leite cru na ilha das Flores começa a 1 de junho, satisfazendo-se assim “um velho anseio” da Cooperativa Ocidental.

“Estão reunidas neste momento as condições para que se dê início ao processo de classificação do leite dos associados da Cooperativa Ocidental”, disse Luís Neto Viveiros, em declarações à margem de uma reunião realizada no âmbito da Visita Estatutária do Governo dos Açores à ilha das Flores.

O processo, acordado com a Cooperativa Ocidental, vai começar no próximo dia 1 de junho, contemplando um período experimental de 30 dias para avaliação de procedimentos.

O Secretário Regional explicou que “os produtores terão oportunidade neste primeiro mês de aferir de todas as condições que é necessário satisfazer” e “os serviços terão também possibilidade de testar todos os procedimentos que têm que ser rotinados” para que, a partir de 1 de julho, seja possível proceder à classificação de acordo com a grelha já aprovada pela Direção da Cooperativa Ocidental e pelo IAMA.

“Isto trará uma mais-valia aos produtores da ilha das Flores porque permitirá valorizar um pouco mais aquilo que é a matéria-prima que entra na fábrica e garantir também à fábrica melhor qualidade do leite, para que possa laborar e conseguir mais-valias no mercado”, disse Neto Viveiros, considerando que esta classificação representa um desafio.

“Os produtores terão que responder melhorando as suas performances, de acordo com as classificações que irão obter ao final de cada mês, percebendo as áreas de maneio das suas explorações onde terão, eventualmente, que intervir de forma mais assertiva no sentido de conseguirem um produto de melhor qualidade e, consequentemente, melhor rendimento no pagamento pelo litro”, frisou o Secretário Regional.


Anexos:
2013.05.22-SRRN-ClassificaçãoLeite.MP3

GaCS

Sem comentários: