quarta-feira, 22 de maio de 2013

Esclarecimento da Secretaria Regional da Saúde sobre proposta de quadro de especialidades do Hospital da Ilha Terceira


Na sequência de notícias vindas hoje a público sobre as valências previstas para o Hospital da Ilha Terceira, na proposta de restruturação do Serviço Regional de Saúde, o Governo dos Açores entende ser necessário esclarecer o seguinte:

Os serviços de cirurgia maxilo-facial e reumatologia não existem, como especialidades, no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira. Existem, sim, serviços prestados por especialistas dos quadros do hospital ou que se deslocam de forma regular. Esses serviços não sofrem qualquer alteração, mantêm-se tal como existem presentemente.

De mesmo modo, na especialidade de angiologia e cirurgia vascular mantém-se o serviço sem alteração, enquanto os atuais especialistas estiverem em funções. O documento não prevê o investimento na formação e fixação de novos especialistas nesta área, mas prevê que as cirurgias e as consultas continuem a ser efetuadas, com deslocações regulares de especialistas.

A neonatologia funciona como subespecialidade dando assistência apenas a situações a partir das 32 semanas de gestação e só em parte do dia, uma vez que a casuística não permite o seu funcionamento com presença médica as 24 horas. O documento propõe que, nestas condições, os casos devem ser assistidos noutra unidade hospitalar, com a segurança que é exigida nestas circunstâncias. De resto, no princípio de que os utentes da Terceira ou de outra ilha têm direito à mesma qualidade e segurança que os restantes açorianos.

O documento em análise aponta, todavia, para a existência de novas especialidades, que se consideram adequadas às necessidades presentes do Hospital da Ilha Terceira. Destaca-se a criação das valências relacionadas com as Doenças Infeciosas, a Medicina Nuclear e a Oncologia Médica, a subespecialidades de Medicina de Reprodução e a competência de Emergência Médica.

Acresce que o Hospital da Terceira, como o da Horta, manterão consultas e serviços, de acordo com as necessidades, com a deslocação de especialistas de outros hospitais da Região ou do continente.

A criação de uma valência pressupõe uma necessidade específica e, portanto, a fixação de especialistas nessas áreas, de atualização formativa e dos equipamentos adequados.

Em termos práticos, o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, com as novas especialidades, tal como o da Horta, acaba por ganhar importância no quadro hospitalar regional.


GaCS

Sem comentários: