sexta-feira, 14 de junho de 2013

Galardões reconhecem qualidade das zonas balneares dos Açores, defende Luís Neto Viveiros

O Secretário Regional dos Recursos Naturais enalteceu hoje, na Praia do Fogo, em São Miguel, os esforços conjuntos desenvolvidos pelos poderes regional e autárquico no sentido de criar condições para que as zonas balneares dos Açores possam ostentar galardões nacionais e internacionais que reconhecem a sua qualidade e segurança.

Luís Neto Viveiros, que falava no final da cerimónia de hasteamento da Bandeira Azul e da “Praia Acessível”, que considerou “simples, mas muito significativa”, destacou “uma série de esforços” que possibilitaram criar “principalmente, condições de segurança” para quem visita esta praia da Ribeira Quente, no concelho da Povoação.

O Secretário Regional aproveitou a ocasião para percorrer o acesso construído ao longo do areal, no sopé do talude da Praia do Fogo, que foi intervencionado pelo Governo dos Açores com o objetivo de resolver o problema de instabilidade provocado pela erosão.

Após a conclusão desta obra, que representou um investimento global de cerca de 800 mil euros, verificou-se um relevante aumento da área do areal da praia, que passou agora a ter também condições de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

O projeto “Praia Acessível – Praia para Todos” teve início em 2004, tendo sido alargado aos Açores em 2005 e, desde então, o número de candidaturas apresentadas pelas autarquias tem vindo a aumentar todos os anos.

Trata-se de uma iniciativa do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) que está a ser desenvolvido em coordenação interinstitucional de vários intervenientes, entre os quais a Secretaria Regional dos Recursos Naturais.

A Bandeira Azul é atribuída anualmente às zonas balneares, marinas e portos de recreio que apresentam a sua candidatura e cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, mas também de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.

As 27 zonas balneares dos Açores que se candidataram este ano ao galardão da Bandeira Azul foram todas aprovadas pelo Júri Internacional deste certificado de qualidade ambiental, que distingue em particular o esforço de diversas entidades para a melhoria do ambiente marinho e costeiro.


Anexos:
2013.06.14-SRRN-BandeiraAzul.MP3


GaCS

Sem comentários: