quarta-feira, 5 de junho de 2013

Piedade Lalanda defende importância dos centros de atividades ocupacionais

A Secretária Regional da Solidariedade Social defendeu hoje a importância do trabalho desenvolvido pelos centros de atividades ocupacionais, apelando a uma maior sensibilização da sociedade para este apoio.

"É fundamental sensibilizar as famílias" para a importância dos centros de atividades ocupacionais, defendeu Piedade Lalanda, frisando que “ainda há pessoas que poderiam beneficiar" deste recurso.

Piedade Lalanda falava no final de uma visita à Amizade 2000, no Nordeste, em São Miguel, onde teve a oportunidade de conhecer o Centro de Atividades Ocupacionais desta instituição.

Para a Secretária Regional, esta resposta social permite proporcionar aos jovens adultos com deficiência “um espaço onde possam ser estimulados, possam até descobrir competências, possam ser mais felizes”.

“Não é que a família não os possa fazer felizes, mas há sempre uma atenção diferenciada num centro de atividades ocupacionais que é fundamental do ponto vista técnico, de acompanhamento, até do ponto de vista de quebrar o isolamento que essas pessoas no fundo sofrem porque as famílias nem sempre têm possibilidade de lhes dar essa atenção que eles necessitam”, frisou.

A Amizade 2000 é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e possui um Centro de Atividades Ccupacionais que acolhe jovens e adultos portadores de deficiência.

Esta valência assegura a satisfação básica das necessidades dos utentes e das suas famílias, cuidados de natureza psicossocial, desenvolve atividades de ocupação de tempos livres e estimula e facilita o desenvolvimento possível das capacidades remanescentes das pessoas com deficiência.

Anexos:
2013.06.05-SRSS-VisitaInstituicaoAmizade2000.MP3

GaCS

Sem comentários: