segunda-feira, 7 de julho de 2014

Biblioteca Pública de Ponta Delgada promove mostra documental sobre a “Sociedade Corretora Lda.”

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, promove, a partir de hoje, a realização de uma mostra documental relativa à Sociedade Corretora, cujo 100.º aniversário da fundação ocorreu a 22 de agosto de 2013.

No segundo semestre do ano passado, o 100.º aniversário da fundação da Sociedade Corretora de Ananases, mais tarde denominada Sociedade Corretora, Limitada, foi assinalado também com uma mostra documental, que esteve patente na Biblioteca Pública de Ponta Delgada.

Essa primeira mostra contemplou, essencialmente, documentos do acervo do Arquivo Regional de Ponta Delgada referentes à fundação, atividade inicial e principais alterações estatutárias da empresa, entre os quais vários documentos pertencentes ao arquivo da Corretora.

A mostra hoje inaugurada, que estará patente ao público até 30 de setembro, inclui documentação que, por questões de espaço, não pôde figurar na exposição anterior, mas também e principalmente, documentos que espelham as várias áreas de atividade da empresa ao longo do séc. XX, evoluindo do objetivo inicial da comercialização e exportação de ananás e de uma destacada atividade bancária, para a produção e exportação de conservas, exploração de uma frota pesqueira e de transporte de mercadorias, bem como fabrico e distribuição de outros produtos.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: