quinta-feira, 3 de julho de 2014

Investimento público direto aumentou 15 por cento em 2013, revela Sérgio Ávila

O Governo dos Açores remeteu à Assembleia Legislativa o relatório de execução financeira do Plano de Investimentos de 2013, que revela um aumento de 15 por cento no investimento público direto executado na Região.

“No último ano, o investimento público foi superior em 47,3 milhões de euros ao do ano anterior, o que demonstra o enorme esforço que o Governo dos Açores fez para injetar mais recursos na economia e para, particularmente, reforçar o apoio às empresas e às famílias açorianas”, afirmou o Vice-Presidente do Executivo.

Sérgio Ávila frisou que “este resultado é ainda mais significativo" atendendo à conjuntura adversa que se viveu no último ano, considerando, por isso, que apenas foi possível de alcançar devido ao "esforço suplementar feito pelo Governo para captar mais recursos e aumentar as receitas próprias da Região", disponibilizando e aumentando, desta forma, o investimento público.   

Para Sérgio Ávila, numa altura em que se verifica, no país e na Europa, uma redução do investimento público, "é ainda mais importante assinalar que, só no último ano, conseguimos aumentar em 15 por cento o investimento público efetivamente executado”.

O Vice-Presidente frisou ainda que este aumento permitiu também que a taxa de execução do Plano de Investimentos do Governo tenha aumentado 30 por cento face ao ano anterior, tornando possível “reforçar em 47,3 milhões de euros o investimento realizado”.

Para Sérgio Ávila, merece também referência o facto de a concretização do objetivo de aumentar a coesão social e a sustentabilidade ter registado uma taxa de execução superior a 90 por cento e o objetivo de aumentar a competitividade e empregabilidade da economia regional ter registado 84 por cento de execução financeira.

“Estes valores demonstram, de forma muito evidente, a intenção do Governo de continuar a considerar como essencial o investimento público, apostando no seu reforço a cada ano e assim contribuindo para a concretização dos objetivos e dos compromissos assumidos com os Açorianos e para o desenvolvimento da nossa Região”, afirmou o Vice-Presidente do Governo.



Anexos:
2014.07.03-VPGR-ExecuçãoFinanceiraPlano2013.mp3
GaCS

Sem comentários: