segunda-feira, 28 de março de 2016

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada promove ateliê “Preservar Informação Digital"

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, promove, de 11 a 13 de abril, a realização de um ateliê subordinado ao tema “Preservar Informação Digital”, que será ministrado por Francisco Barbedo, Diretor de Serviços de Inovação e Administração Eletrónica da Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.

O ateliê, que decorre entre as 9h30 e as 17h00, está aberto ao público em geral, com incidência nos profissionais da informação e do património, tendo como limite 20 participantes.

A participação tem como requisito a frequência da totalidade dos dias da formação, devendo a inscrição ser feita até 4 de abril.

Um repositório digital, segundo o “Digital Repositories JISC Briefing Paper (2005), é aquele onde conteúdos digitais estão armazenados e podem ser pesquisados e recuperados para uso posterior.

O compromisso organizacional para a gestão do desenho destes materiais digitais inclui a preservação a longo termo, a organização, o acesso e serviços de distribuição a longo prazo.

As questões colocadas por estes novos depósitos de informação são essenciais para sistemas de informação como bibliotecas e arquivos, mas também para a aprendizagem à distância, para as publicações, para a gestão de registos e para todos os sistemas de informação.

Neste âmbito, a iniciativa da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada pretende promover contextos de esclarecimento e atualização sobre tecnologias, normas e boas práticas no âmbito da constituição e manutenção de repositórios.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: