segunda-feira, 21 de março de 2016

Governo dos Açores abre nova fase de candidaturas à Marca Priolo

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente e em parceria com o Gabinete da Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo, promove a partir de hoje uma nova fase de candidaturas à Marca Priolo, que se prolonga até 31 de março.

As candidaturas podem ser apresentadas por entidades e empresas que exerçam a sua ação nos concelhos de Nordeste e Povoação, em S. Miguel, e com atividade relacionada com o artesanato, produtos agropecuários, animação turística, restauração ou alojamento.

A Marca Priolo já conta com 35 entidades associadas, que assumiram o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável do território, fomentando a economia e o desenvolvimento social sustentáveis.

A adesão a esta Marca significa, por isso, um compromisso das empresas com a prática de atividades sustentáveis, contribuindo para a conservação das áreas protegidas do território que serve de habitat natural ao priolo.

A candidatura das Terras do Priolo ao galardão da Carta Europeia de Turismo Sustentável em Áreas Protegidas (CETS), apresentada pelo Governo dos Açores, foi aprovada em outubro de 2012 pelo empenho no desenvolvimento de um turismo sustentável e na conservação dos seus valores naturais únicos, promovidos no âmbito do projeto LIFE Laurissilva Sustentável e do Plano de Ordenamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas.

A CETS é uma ferramenta desenhada, avaliada e certificada pela Federação EUROPARC, que defende um turismo que concilie e integre os aspetos ambientais, culturais e sociais com o desenvolvimento económico nas áreas protegidas.

A Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo tem como parceiros as direções regionais do Ambiente, dos Recursos Florestais e do Turismo, a Câmara Municipal de Nordeste e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

A adesão das empresas à Marca Priolo apresenta, entre outras vantagens, a divulgação em feiras de turismo, o acesso a formação para melhoria do seu desempenho ambiental e a obtenção de informação sobre o acesso a fundos comunitários.

As empresas interessadas devem contactar o Gabinete da Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo, através do endereço de correio eletrónicogabinetecetspnism@azores.gov.pt ou do número de telefone 296 206 700.

Podem ainda ser obtidas mais informações no sítio da Internet http://www.azores.gov.pt/Gra/srrn-cets/menus/principal/marca+priolo/.



GaCS

Sem comentários: