sábado, 19 de março de 2016

Comemorações do Dia Mundial da Floresta envolvem mais de 2.100 participantes nos Açores

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, está a promover a realização de dezenas de ações no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta, envolvendo mais de 2.100 participantes em todo o arquipélago.

As iniciativas incluem múltiplas ações de sensibilização destinadas especialmente aos alunos das escolas, como visitas a viveiros, palestras, 'peddy-pappers', plantação de endémicas e requalificação de recintos escolares com plantações diversas.

As ações de sensibilização, desenvolvidas pela Direção Regional dos Recursos Florestais em parceria com diversas entidades públicas e privadas, incluem a divulgação das Reservas Florestais de Recreio, da flora e da floresta endémicas e, ainda, das áreas de intervenção dos Serviços Florestais de Ilha.

Na segunda-feira, 21 de março, data em que se assinala o Dia Mundial da Floresta, destacam-se as atividades dirigidas ao público em geral, como a exibição de um filme no Museu e Auditório Municipal de Santa Cruz das Flores sobre o tema “ Proteger a florestas é valorizar a vida”.

Nesse dia, na ilha Terceira, poderá ser visitada na Praça Velha, em Angra do Heroísmo, uma exposição representativa das florestas de produção e de endémicas, enquanto no Pico vai decorrer um convívio com idosos desta ilha na Reserva Florestal de Recreio de Santa Luzia.

Em S. Miguel, numa organização conjunta com a Junta de Freguesia dos Arrifes, no concelho de Ponta Delgada, terá lugar uma ação de sensibilização com a distribuição de plantas endémicas a 200 crianças dos centros de atividades de tempos livres (ATL).

Neste dia reabre ao público o Pinhal da Paz, depois das obras de recuperação dos estragos provocados pelas intempéries de dezembro, promovendo o Governo dos Açores nesta Reserva Florestal de Recreio a realização de uma sessão de esclarecimento dirigida a todos os agentes da fileira e do setor da construção civil, sobre a ‘Bolsa de Prestadores de Serviços em Áreas Florestais’ e a ‘Integração da Madeira de Criptoméria na Norma Portuguesa EN 1912’.



GaCS

Sem comentários: