sexta-feira, 18 de março de 2016

Diretor Regional das Comunidades afirma que Governo dos Açores estará presente onde houver uma comunidade açoriana

O Diretor Regional das Comunidades afirmou, em Kitimat, no Canadá, que o Governo dos Açores estará presente “onde quer que se encontre uma comunidade açoriana, trazendo o afeto das ilhas, assim como toda a consideração e orgulho da Região pelo trajeto de vida dos emigrantes” que partiram do arquipélago.

Paulo Teves, que falava quinta-feira na Associação Luso Canadiana de Kitimat, uma pequena cidade da província de British Colombia, com cerca de 8.000 habitantes, dos quais 30% açorianos, salientou que “as vagas de emigração dos anos 50, 60 e 70, levaram os Açorianos a procurar em tantos destinos o seu novo lar, integrando-se plenamente nas diferentes sociedades, mas não descurando a sua identidade, os seus costumes e as suas tradições”.

“Mas também constatamos o quanto são reconhecidos por todos aqueles que vos receberam aqui, quer pela dedicação à manutenção dos laços culturais, quer pelo árduo e competente trabalho que desenvolvem nos diversos setores de atividade”, frisou Paulo Teves.

Neste encontro com a comunidade açoriana em Kitimat, localidade situada a mais de mil quilómetros a norte de Vancouver, o Diretor Regional destacou também “o papel da juventude na preservação e divulgação dos valores patrimoniais açorianos”, lembrando que “é fundamental cativar, dinamizar e chamar para o processo de desenvolvimento dos Açores e das comunidades todo este potencial humano”.

“As comunidades açorianas da Diáspora orgulham os Açores, na medida em que souberam consolidar a sua integração nas sociedades de acolhimento aos mais diversos níveis e porque, através destas comunidades, a Região marca uma presença efetiva nesses países, facto que se reveste de grande importância para o arquipélago”, salientou.

Para o Diretor Regional, “os Açores constroem-se também fora das ilhas, através do dinamismo do associativismo e do permanente compromisso que une os Açorianos emigrados e os seus descendentes às suas raízes, contribuindo para um profícuo relacionamento entre os dois lados do Atlântico”.

No encontro, que juntou emigrantes açorianos residentes em Kitimat e Terrace, participaram diversos autarcas, que destacaram a importância dos Açorianos no desenvolvimento social, cultural e económico daquela cidade.

A Associação Luso Canadiana de Kitimat foi fundada em dezembro de 1961 por um grupo de emigrantes portugueses, na sua maioria oriundos dos Açores.

Com cerca de 300 sócios, a única associação portuguesa na cidade desenvolve um conjunto de iniciativas, destacando-se as Festas do Divino Espírito Santo e o Dia de Camões, bem como a atribuição de bolsas de estudos a jovens açordescendentes.

Ainda na quinta-feira, Paulo Teves reuniu-se com Phil Germuth, Mayor de Kitimat, a quem agradeceu o “apoio que a edilidade tem dado à comunidade açoriana, não apenas pela sua representatividade”, mas também pelo seu “dinamismo”.

Antes da deslocação a Kitimat, o Diretor Regional das Comunidades reuniu-se, na cidade de Surrey, com a Associação Amigos do Pico, onde reiterou o compromisso do Governo dos Açores em ser um parceiro ativo no desenvolvimento de iniciativas que aliam a “preservação da identidade açoriana à promoção da Região no Canadá”, destacando o trabalho que esta associação tem desenvolvido junto dos mais jovens, através da sua escola portuguesa.

Paulo Teves termina no sábado a sua deslocação às comunidades açorianas do Canadá e Estados Unidos da América participando no 25.º aniversário da Rádio Televisão Artesia, no sul da Califórnia.



GaCS

Sem comentários: