terça-feira, 15 de março de 2016

Governo dos Açores cria grupo de trabalho com vista a melhorar rendimento dos profissionais da Pesca

O Governo dos Açores criou um grupo de trabalho que vai delinear medidas estruturais que permitam uma reestruturação das Pescas, com vista a melhorar os rendimentos dos profissionais do setor e adequar o esforço de pesca aos recursos disponíveis na Região.

A constituição deste grupo de trabalho foi anunciada pelo Presidente do Governo dos Açores, no final de fevereiro, após ter recebido a Federação das Pescas dos Açores.

Na ocasião, Vasco Cordeiro adiantou que, para além das medidas conjunturais adotadas, seria necessária uma intervenção mais estrutural para poder melhorar a situação dos rendimentos dos profissionais deste setor, tendo o Governo dos Açores decidido a constituição deste grupo de trabalho para delinear uma solução que permita uma reestruturação do setor.

Esta nova medida de reestruturação, que não será centrada no aumento do esforço de pesca, passa pela concretização de uma espécie de resgate que possa acautelar as necessidades de rendimento e de sustentabilidade, garantindo melhores condições para desenvolver a sua atividade.

O despacho assinado por Vasco Cordeiro refere que o setor das Pescas apresenta, atualmente, a necessidade de uma intervenção estrutural que permita melhorar a situação dos rendimentos dos profissionais do setor e adequar o esforço de pesca aos recursos marinhos disponíveis.

Nesse sentido, o Governo dos Açores decidiu a constituição deste grupo de trabalho, que integra, além de elementos do Executivo, representantes do setor das Pescas da Região e da Universidade dos Açores.

Este grupo de trabalho é constituído pelo Diretor Regional das Pescas, Luís Costa, dois representantes da Lotaçor, Rúben Farias e Luís Rodrigues, dois representantes da Federação das Pescas dos Açores, Gualberto Rita e Lázaro Silva, o investigador do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, Gui Menezes, e uma personalidade de reconhecido mérito no setor, Genuíno Madruga.



GaCS

Sem comentários: