segunda-feira, 21 de março de 2016

Esclarecimento da Secretaria Regional da Saúde

A Secretaria Regional da Saúde, na sequência da notícia hoje divulgada pela Antena 1 Açores, que dá a entender que o Serviço de Neurocirurgia do Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, vai encerrar, considera importante para a salvaguarda do interesse público esclarecer o seguinte:

1- O Hospital Divino Espírito Santo esclareceu à Antena 1 que a especialidade, ou o Serviço de Neurocirurgia, não deixa de existir, mas que se irá proceder à mudança do local do internamento desta especialidade, em data a definir, passando o internamento “do 2.º piso para o 4.º piso”, onde já estão a funcionar os internamentos de outras especialidades cirúrgicas.

2- É, por isso, totalmente errado e falso afirmar que o Serviço de Neurocirurgia vai encerrar, pois um serviço são os seus profissionais e não o espaço físico onde são internados os doentes.

O HDES não só pretende manter, como aumentar o quadro de pessoal afeto ao Serviço de Neurocirurgia, para assim melhor servir os Açorianos.

3- Ao Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira desloca-se mensalmente um neurocirurgião, médico que efetuou o internato médico naquele hospital e que complementa a resposta do Serviço de Neurocirurgia do HDES, que ainda não consegue dar resposta atempada a todas as consultas e cirurgias da Região.

A coexistência de dois serviços de Neurocirurgia na Região, não só é possível como benéfica.

4- A Secretaria Regional da Saúde considera nefasta e tendenciosa a forma como as informações transmitidas à RDP - Antena 1 foram manipuladas, pois o tratamento dado procura mais gerar polémica do que esclarecer a população. 



GaCS

Sem comentários: