quarta-feira, 16 de março de 2016

Governo dos Açores assinala "Dias Europeus do Artesanato"

O Governo dos Açores vai assinalar, através da Vice-Presidência, os Dias Europeus do Artesanato promovendo um conjunto de atividades que integra um workshop para crianças, uma visita guiada e a realização de mercados urbanos de artesanato em Ponta Delgada e na Praia da Vitória.

As atividades, organizadas pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), terão início a 1 de abril, na Oficina Museu de Capelas, em São Miguel, com uma oficina de pintura de bonecos tradicionais em cerâmica para as crianças dos ATL.

No dia seguinte realiza-se um passeio de autocarro à zona norte da ilha, com visitas guiadas a três unidades produtivas artesanais, designadamente a Oficina Museu de Capelas, a Fábrica de Chá Gorreana, na Maia, e a oficina de tecelagem “O Linho”, da artesã Lurdes Lindo, na Lombinha da Maia.

Com esta visita, o CRAA pretende mostrar a realidade artesanal da ilha e dar a conhecer produtos, técnicas e espaços de criação das unidades produtivas artesanais locais.

As inscrições para esta viagem, que são limitadas,  podem ser feitas através do correio eletrónico craa@azores.gov.pt.

O CRAA, ainda no âmbito das comemorações dos Dias Europeus do Artesanato, promove a realização de mercados urbanos de artesanato (MUA) em Ponta Delgada e na Praia da Vitória, de 1 a 4 de abril, que contam com a participação de 16 artesãos dos Açores e dois convidados vindos do continente.

No MUA de Ponta Delgada marcarão presença os artesãos Catarina Castello, Inês Ribeiro, Odília Mancebo, Teresa Baganha, Randal Gladwin e o Centro Cultural da Atalhada, de São Miguel, além de José Francisco Pereira, do Faial, e as Publicações Serrote, de Lisboa.

Na Praia da Vitória estarão presentes os artesãos Isabel Rosário, Manuela Sousa, Maria Aurélia Rocha, Samuel Castro, Francisco Rocha, Cookies&Friends e Lúcia Freitas, da Terceira, Bruna Silva, de Santa Maria, e a empresa Só Sabão, de Viseu.

Durante a realização destes mercados terão também lugar quatro workshops, designadamente de estanho, macramé, tipografia e cerâmica, em Ponta Delgada, e de tricô, pintura de azulejo, sabão artesanal e trabalhos em pele, na Praia da Vitória.

Os Dias Europeus do Artesanato visam a promoção e o desenvolvimento do artesanato na Europa, através do encontro entre artesãos fora do ambiente de trabalho, exposições, visitas aos centros de formação, ateliers, workshops e passeios temáticos.

Esta atividade é coordenada pelo Institut National des Métiers d’Art, de França, à qual estão associados 18 países.

Em Portugal, os Dias Europeus do Artesanato são assinalados nos Açores, em Lisboa e em Coimbra.



GaCS

Sem comentários: