terça-feira, 22 de março de 2016

Investimentos de 2,5 ME reforçam oferta da ilha do Pico como destino de natureza, afirma Neto Viveiros

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou hoje, no Pico, que o Governo dos Açores já concretizou ou tem em curso investimentos no valor de cerca de 2,5 milhões de euros que dotam esta ilha de mais e melhores infraestruturas, reforçando a sua oferta enquanto destino de natureza.

“Numa área que é fundamental ao desenvolvimento da nossa Região, a valorização do nosso ambiente”, destacou Luís Neto Viveiros, à margem da cerimónia de inauguração da adaptação de um armazém tradicional e da nova exposição interpretativa da Paisagem da Cultura da Vinha do Pico, no Lajido de Santa Luzia.

O titular da pasta do Ambiente revelou que as restantes empreitadas, inscritas na Carta Regional de Obras Públicas, são a construção da zona de apoio às descidas da montanha e de uma nova área de estacionamento de viaturas, assim como a construção da Casa dos Vulcões.

Estas infraestruturas reforçam a oferta educativa e promocional da Rede de Centros Ambientais dos Açores que, segundo revelou o Secretário Regional, registou mais de 110 mil visitantes em 2015, constituindo-se como o melhor ano até à data.

O novo espaço hoje inaugurado passa a disponibilizar uma exposição interpretativa permanente sobre a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, classificada em 2004 como Património Mundial pela UNESCO, dispondo ainda de um local preparado para receber exposições temporárias, uma loja de vendas, um espaço para a realização de provas de vinhos produzidos na zona de Paisagem Protegida, tendo também em exposição um lagar tradicional.

A partir deste local é também possível realizar visitas guiadas a todo o núcleo do Lajido de Santa Luzia.

Anexos:
2016.03.22-SRAA-ExposiçãoInterpretativaPaisagemCulturaVinhaPico.MP3

GaCS

Sem comentários: