quinta-feira, 31 de março de 2016

Concerto da Lira Açoriana na ilha Graciosa marca início da Temporada Artística 2016

O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Cultura, sob a tutela da Secretaria Regional da Educação e Cultura, promove sábado, 2 de abril, a realização de um concerto pela Orquestra Regional Lira Açoriana na ilha Graciosa, que assinala o arranque da Temporada Artística 2016.

Este espetáculo, que decorrerá no Centro Cultural de Santa Cruz da Graciosa, pelas 21H30, culmina o primeiro estágio de 2016 do Projeto Lira Açoriana que, desde o ano passado, reiniciou a atividade da Orquestra Regional Lira Açoriana, por iniciativa da Direção Regional da Cultura.

No total, estão presentes nesta formação, que teve início a 28 de março, 48 jovens músicos açorianos e 11 formadores, sob a direção artística do maestro Henrique Piloto.

Este ano, o Projeto Lira dinamizará ainda um segundo estágio, de 29 de agosto a 4 de setembro, em São Miguel, no final do qual será realizado um concerto de apresentação pública da aprendizagem.

No concerto que terá lugar sábado serão interpretadas composições representativas de vários períodos da história da música, sendo a atuação da Lira Açoriana acompanhada por uma explicação por parte do maestro Henrique Piloto.

A Temporada Artística 2016, que decorre entre abril e setembro, foi organizada por temas, tendo em conta o género artístico e os seus intervenientes. 

Assim, os vários projetos abrangem as áreas da música, dança, teatro e marionetas, sendo agendados em miniciclos de fins de semana temáticos que, no caso da música, se organizam em música de câmara, grupos de sopros, orquestras, piano solo, jazz, música antiga, cordas dedilhadas, ópera e voz.

A Temporada Artística 2016, programada com um significativo número de excelentes músicos, bailarinos e atores, a maioria já com sólidas carreiras, dentro e fora da Região, aos quais se juntam talentos emergentes, pretende a valorização e a disseminação das artes nos Açores, estando previstas atuações em todos os concelhos do arquipélago.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: